Alimentação

Uma receita vegana para reconexão com a natureza: Biscoitinho simples usando folha como molde e especiarias para colorir!

Setembro é o mês da primavera e de colocarmos no olhar a reconexão com a natureza que está a nossa volta. Muitas vezes, ser sustentável implica em ser simples, contemplativo e criativo com aquilo que temos em mãos.

Olhe para suas cantoneiras ou para seus vasos. Se você tiver um jardim, melhor ainda! Recolha algumas folhas secas que as plantas abandonaram em um lindo movimento de renovação, higienize bem e use como molde para cortar os biscoitinhos propostos nesta receita.  A quantidade de biscoitos vai depender do tamanho deles, conforme as folhas que você escolheu.

Receita Biscoito Autossustentável

Ingredientes

  • ½ xícara de chá de açúcar demerara
  • ½ xícara de chá de farinha de casca de maracujá (Você até pode assar a casca em casa e processar, mas certifique-se de deixar bem fininha – O preço da farinha comprada a granel é bem acessível, só não esqueça de levar na compra seu próprio saquinho sustentável de tecido ou um potinho para evitar sacos plásticos!)
  • 01 colher de sopa bem cheia (encha bem a colher) de óleo de coco em estado mais sólido
  • 01 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
  • Gengibre ralado ou em pó a gosto
  • Gergelim preto a gosto
  • Canela em pó também a gosto
  • 02 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 02 colheres de sopa de amido de milho
Imagem: Valéria Amores – Autossustentável.

Modo de Fazer

Vá colocando um pouco de água enquanto mistura todos os ingredientes. A massa fica firme, mas maleável e sem grudar nas mãos.

Imagem: Valéria Amores – Autossustentável.

Fica maravilhoso acrescentar camomila, hibisco e outros tipos de chá na massinha do biscoito.

Moldando o Biscoito

Abra a massa numa superfície lisa com um pouco de farinha de trigo ou amido de milho. Não deixe muito fininha.

Coloque a folha escolhida por cima e com a ponta fina de uma faca ou outro utensílio, faça cortes contornando toda a folha. Tire com muito cuidado e leve para assar em assadeira untada com um pouco de óleo de coco ou forrada com papel manteiga.

Imagem: Valéria Amores – Autossustentável.

Asse em forno baixo a 160ºC por 10 a 15 minutos – Observe seu forno, pois cada forno acaba funcionando com mais ou menos potência. Deve ficar um pouco douradinho. Não deixe muito para não ficar duro, pois quando esfria, vai se tornando mais rígido.

Colorindo o Biscoito

Misture páprica doce com um pouco de água e faça uma pastinha. Faça o mesmo com a cúrcuma e com a canela em pó. Pode usar o hibisco colocado num pilão com um pouco de água e óleo de coco também para soltar um rosa bonito.

Com o biscoitinho ainda meio quente, vá pintando. Passe nas bordas a cúrcuma, no centro a canela e depois a páprica. Fica saboroso e com uma cor que nos remete ao natural, ao que vem da terra.

Imagem: Valéria Amores – Autossustentável

Uma oportunidade para resgatar o artesanal e ocupar a mente com momentos de reconexão com a natureza e a sustentabilidade. Convide as crianças para esse momento. Decore a bandeja e sirva com um bom chá ou café!

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *