Transforma em Ação e Inspira Mudança. Faça de Cada Dia um Dia de Mandela

Há sete anos, as Nações Unidas, transformaram o aniversário do herói nacional sul-africano no Mandela Day ou Dia Internacional Nelson Mandela – Pela liberdade, justiça e democracia. A data comemorada no dia 18 de julho em diversos países pretende estimular ações solidárias e homenagear o legado do defensor dos direitos humanos, que é o símbolo da luta contra o Apartheid.
No Dia Internacional Nelson Mandela, a ONU e a Fundação Mandela estão incentivando pessoas do mundo todo a é dedicar 67 minutos de seu tempo hoje para participar de obras de caridade ou trabalhos sociais em prol do outro. O período simboliza os 67 anos em que Madiba – como Mandela é popularmente conhecido em seu país –  lutou pelos direitos humanos e pela justiça social. Este dia 18 de julho marca ainda o aniversário de 95 anos do líder sul-africano.
Nobel da Paz, advogado e líder negro, esteve preso por 27 anos, quatro anos depois de ser libertado se tornou o presidente da África do Sul nos anos 90.
Ao longo da África do Sul, escolas, igrejas e todo tipo de instituições já têm planejados seus 67 minutos para contribuir com um mundo melhor, assim como fez Mandela durante seus 67 anos.
Assistência aos moradores de rua, a limpeza de ruas e campos ou o plantio de árvores são algumas das atividades mais populares previstas para celebrar a festa para Madiba.
 A Fundação Nelson Mandela tem mais ideias de ações, como organizar a limpeza de parques, ruas e praias; ler para uma pessoa cega; ajudar um idoso a fazer compras no supermercado, ajudar em um canil para animais abandonados e doar livros usados para escolas ou bibliotecas públicas.
Fora da África do Sul, uma das homenagens mais destacadas deverá ocorrer na sede nova-iorquina da ONU, que realizará uma sessão especial para homenagear Mandela e comemorar o 50º aniversário do julgamento no qual os tribunais do “apartheid” o condenaram a prisão perpétua.
Em Nova York, funcionários das Nações Unidas vão trabalhar como voluntários em duas das áreas mais afetadas pelo furacão Sandy, que atingiu a cidade no ano passado. Equipes irão limpar e coletar material de residências destruídas, além de lixar, passar massa e pintar as casas. O voluntariado será realizado em duas áreas próximas ao mar: Long Beach e Far Rockaway.

  

“A vida de Nelson Mandela é uma educação para todos nós – um exemplo de perseverança em superar adversidades, de coragem em encarar os desafios mais difíceis, de clareza moral em promover a reconciliação e a paz.
Nelson Mandela tem ensinado ao mundo que a dignidade de mulheres e homens é a única fundação sobre a qual se constroem sociedades justas.
Ele tem nos mostrado que a paz não é somente um ideal ou algo abstrato, mas um modo de vida, um caminho para interagir com outros e com o mundo.
Neste dia, vamos prestar homenagem a Nelson Mandela ao apoiar e compartilhar os valores que o inspiram. Em um mundo onde todas as sociedades estão se transformando e todas as mulheres e homens enfrentam pressões crescentes, vamos todos mantermo-nos verdadeiros aos princípios morais estabelecidos por Nelson Mandela.

Respeito, compreensão mútua e reconciliação são os fundamentos mais fortes para a paz e a liberdade. Neste espírito, devemos ajudar os outros, ultrapassar todas as barreiras divisórias e apreciar o mundo em que vivemos.” 

Mensagem da UNESCO

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *