Você Sabe o que Significam os Símbolos de Reciclagem de Plástico?

Você já reparou que todas as embalagens plásticas têm um número dentro do triângulo, que é o símbolo da reciclagem? Isso acontece porque nem todo plástico tem a mesma composição. Alguns são mais rígidos e pesados, outros mais flexíveis e leves.

Esses símbolos e códigos são muito úteis para os catadores de materiais recicláveis e para os programas de coleta de resíduos. Cada número indica um tipo de plástico para facilitar a separação dos diferentes tipos de plásticos existentes, tornando o material mais homogêneo para ser reciclado.

Os sete símbolos de reciclagem de plástico

Número 1 – PET  Polietileno Tereftalato

É encontrado em produtos como garrafas de refrigerante e água, óleo, embalagens plásticas de antisséptico bucal e outros. O material originado da reciclagem de PET é utilizado na fabricação de fibra para carpete, tecido, vassoura, embalagem de produtos de limpeza e acessórios diversos.

Imagem: Creative Commons

Número 2 – PEAD – Polietileno de Alta Densidade

É o plástico utilizado comumente em embalagens de iogurte, sucos, frascos de leite, produtos de limpeza e potes de sorvete. Após separado e reciclado, origina novos frascos, cadeiras, latas de lixo, tubulação de esgoto e até conduítes – produto usado em paredes, para passar fiação elétrica internamente.

Número 3 – PVC – Policloreto de Vinila

Pode ser adquirido por consumidores sob forma de itens de higiene pessoal, frascos de remédio ou brinquedos. Após recolhido e reciclado vira mangueira de jardim, tubulação de esgoto e cone de tráfego e cabos.

Número 4 – PEBD – Polietileno de Baixa Densidade

Esse tipo de plástico se encontra nas sacolas plásticas de supermercados, bolsas de soro fisiológico, entre outros. No pós-reciclagem poderá ser encontrado servindo como saco de lixo e tubulação para irrigadores.

Imagem: Creative Commons

Número 5 – PP – Polipropileno

Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos como ketchup, iogurte e margarina, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros. Após ser reciclado, será transformado, entre outras opções, em caixas e cabos para bateria de carro e recipientes para tintas.

Número 6 – PS – Poliestireno 

Usado em copos e pratos descartáveis (que são de usos único e um perigo para o meio ambiente), pote para iogurte, bandejas e embalagem para ovos. Utilizado para a fabricação de placas para isolamento térmico, acessórios para escritório e bandejas.

Imagem: Creative Commons

Número 7 – Outros

Símbolo encontrado em embalagem multicamada para biscoitos e salgadinhos, mamadeiras, CD, DVD e algumas utilidades domésticas.  Estes plásticos são reaproveitados para fabricação de madeira plástica e para reciclagem energética, processo onde é aproveitado o valor calorífico do resíduo plástico.

No entanto, não basta apenas sabermos os símbolos para que a reciclagem dos plásticos funcione e o problema ambiental do lixo diminua. É preciso que a população se conscientize e que as empresas façam a sua parte respeitando a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Também é preciso que tanto as empresas e o governo nas suas mais diferentes escalas promova ações de conscientização e implemente programas de coleta seletiva, espalhados por todo o território brasileiro e não somente em poucas capitais e regiões metropolitanas do Brasil.

Com informações: Brasil Aromáticos e ECycle

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. Você Sabe o que Significam os Símbolos de Reciclagem de Plástico?. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2018/11/simbolos-reciclagem-plastico.html>.

10 comments

  1. Boa tarde.
    Já existe um número/símbolo para o plástico PCR usado nas embalagens flexíveis?

    1. Para embalagens flexíveis é praticamente impossível por questões de custo mesmo, pois para reciclar é necessário ter somente 1 tipo de polímero, então vc teria que “delaminar” a estrutura e somente depois conseguiria reciclar para virar PCR, ou seja, o custo não compensa e inviabiliza o processo. O ideal seria eliminar o número 7, todas as estruturas com número 7 deveriam ser banidas.

  2. Alguns plásticos possuem dois símbolos de reciclagem, sendo que existe uma seta apontando de um para outro, e próximo, existe sempre um círculo com vários números, saberiam me dizer o nome correto disso para que eu possa pesquisar mais sobre e entender essa classificação também?

  3. Boa tarde!

    Qual o critério adotado para a numeração dos plásticos recicláveis?
    Porque o PET é o Numero 1?

    1. O problema está na ideia da praticidade. A solução é voltar a ser como na época dos nossos bisavós. Garrafas de vidro!

  4. Realmente é muito importante as empresas, o governo e principalmente a população se conscientizar em relação a questões ambientais… até porque é a população que vota nos governantes e consome das empresas…

  5. A reciclagem dos materiais plasticos é uma das mais importantes ações de sustentabilidade para resguardar o meio ambiente, do qual nossa vida depende. Tanto biológica quanto espiritualmente.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *