Instituto Ecosurf alia ativismo, mobilização e educação ambiental

Tudo começou com uma tentativa de diminuir o impacto ambiental gerado pela ação humana nas praias do litoral paulista. Lixo, muito lixo. O combate veio na sequência, por meio de mutirões para a despoluição dos ecossistemas costeiros e da sensibilização ambiental.

Foi assim que nasceu o Instituto Ecosurf. Criado em 2000, o Ecosurf utiliza o surfe como ferramenta de conscientização e transformação sobre a importância dos Oceanos.

São mais de 18 anos na caminhada pela conservação de praias e oceanos por todo o litoral brasileiro, por meio de ações e projetos de sustentabilidade ambiental, com o objetivo de proteger os ambientes marinhos para a prática do surfe. O Instituto também é um dos parceiros da ONU Meio Ambiente na campanha Mares Limpos.

Imagem: Instituto Ecosurf

As ações da organização são orientadas por quatro (4) pilares distintos:

EDUCAÇÃO

Promover a difusão de conhecimentos sobre cidadania ambiental, fortalecimento da cidadania, construção de sociedades sustentáveis e o aprendizado intergeracional, sempre voltado para a transformação e revalorização social.

MOBILIZAÇÃO

Mobilizando e articulando pessoas e grupos para intervir ativamente na proteção das praias, ondas, rios e oceanos. Fazem mutirões de limpeza das praias e realizam fóruns para identificar os principais problemas e propor meios de fortalecer sua atuação na conservação das praias.

Imagem: Instituto Ecosurf

CONSERVAÇÃO

Eles também monitoram, pesquisam a poluição das praias e realizam sua limpeza, defendem os recursos hídricos e apoiam a criação de Áreas de Surf Protegidas, parques e outros espaços de conservação da natureza.

ATIVISMO

E por fim, engajam o público das mídias sociais com a promoção e produção de conteúdo sobre os impactos ambientais nocivos aos ecossistemas costeiros e ações do Ecosurf.

Imagem: Instituto Ecosurf

A ideia do Instituto é formar protagonistas capazes de transformar pessoas em atores políticos da sustentabilidade, impactando em mudanças sociais em educação, meio ambiente e gestão pública.

Para saber mais sobre o Instituto Ecosurf, acesse: http://www.ecosurf.org.br/

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. Instituto Ecosurf alia ativismo, mobilização e educação ambiental. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2019/02/instituto-ecosurf-alia-ativismo-mobilizacao-e-educacao-ambiental.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *