Dia Mundial do Meio Ambiente – Poluição do Ar

O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece todos os anos no dia 05 de junho e, neste ano de 2019, traz como tema a “Poluição do Ar”, uma questão crítica tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.

A poluição do ar é o principal fator de risco ambiental para a saúde em todo o mundo. Nove em cada dez pessoas em todo o mundo respiram com altos níveis de poluentes. Estima-se que as emissões nocivas são responsáveis por 1 em cada 9 mortes em nível global e por 7 milhões de mortes prematuras anualmente por doenças relacionadas a esses poluentes, como câncer de pulmão, AVC e asma, segundo dados da OMS.

Imagem: Creative Commons

Só no continente americano, mais de 300.000 pessoas morrem anualmente devido à má qualidade do ar. Alguns poluentes atmosféricos também estão diretamente relacionados ao aquecimento global, contribuindo para o desenrolar de uma crise climática.

No Brasil são 50 mil pessoas que morrem por ano vítimas de complicações relacionadas á poluição do ar. Em um país onde 76% da população vive em cidades e respira diariamente diversos tipos de poluentes, pensar soluções políticas e técnicas para a questão é urgente.

O que estamos respirando?

As partículas poluentes estão em toda parte e são produzidas pelo escapamento de veículos, queima de biomassa, suspensão da poeira do solo e processos industriais. Este material particulado (MP) é uma poeira fina que entra em nosso corpo através da respiração se liga aos pulmões e provoca diversos problemas respiratórios ou mesmo doenças mais graves.

Imagem: Sociedade Brasileira de Química

A OMS relaciona a poluição a vários problemas de saúde – câncer do pulmão, acidente vascular cerebral, isquemia cardiovascular e infecções agudas do sistema respiratório inferior, como pneumonia. A boa notícia é que a poluição do ar é evitável. As soluções são conhecidas e devem ser implementadas. A poluição atmosférica tem impacto sobre todos nós e temos um papel a desempenhar para manter nosso ar limpo.

Reduzindo os impactos da poluição

Você quer combater a poluição do ar? Separamos algumas atividades que você pode colocar em prática no seu dia a dia para diminuir a poluição do ar.

  • Use o transporte público ou caronas compartilhadas, ande de bicicleta ou a pé;
  • Desligue o motor do carro quando estiver estacionado;
  • Reduza seu consumo de carne e laticínios para ajudar a reduzir as emissões de metano;
  • Faça a compostagem de alimentos orgânicos e separe o lixo não orgânico;
  • Troque os seus eletrodomésticos antigos por novos com maior economia de energia. São os com selo Procel com classificação energética A;
  • Poupe energia: Desligue as luzes e os equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso;
  • Escolha tintas e móveis não tóxicos;
  • Plante árvores. Reúna seus amigos e vizinhos e faça um mutirão para plantio de árvores nativas da região.
Imagem: Creative Commons

Para tornar o mundo um lugar melhor e mais sustentável, a mudança precisa começar em você. Juntos podemos #CombaterAPoluiçãodoAr

Com informações: ONU Meio Ambiente

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. Dia Mundial do Meio Ambiente – Poluição do Ar. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2019/06/dia-mundial-do-meio-ambiente-poluicao-do-ar.html>.

1 comment

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *