ConsumoSemana Temática

Dia do Consumo Consciente alerta para produção e consumo exagerados

O Dia do Consumo Consciente é celebrado no Brasil no dia 15 de outubro, data criada em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente. A ideia da data é despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos resultantes dos padrões de produção e consumo insustentáveis praticados atualmente.

A melhor maneira de mudar isso é a partir das nossas escolhas de consumo. Devemos, sempre que possível, optar por produtos ou serviços que minimizem o uso de recursos naturais e materiais tóxicos e que, diminuem a emissão de poluentes e a geração de resíduos.

Essas e outras informações estão disponíveis na cartilha “Pequeno Guia para o Consumo Consciente”.

Vale lembrar que todo consumo causa impactos (positivos ou negativos) econômicos, sociais, ambientais e em você mesmo. Ao colocar em prática um consumo mais consciente na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos. Todas essas escolhas contribuem diretamente para a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações.

Você é um consumidor consciente? Faça o teste!

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *