Como o Retrofitting de máquinas evita o descarte de equipamentos

Retrofitting é um termo em inglês que significa reforma. Não uma simples restauração, mas também a modernização da máquina, o que envolve a substituição de peças, a troca de partes que estejam obsoletas, avaliação de itens de segurança, pintura, inserção de componentes eletrônicos e a automatização da máquina quando possível. Além de aumentar a vida útil do equipamento, o retrofitting evita que ele seja descartado.

O retrofitting tem acontecido com sucesso no Brasil em máquinas como motores, turbinas, geradores e redutores, entre outros. O intuito é além de manter as características principais da máquina, também alcançar benefícios como o aumento da produtividade, redução de riscos e paradas não programadas, bem como integração em rede quando for o caso.

É claro que antes de definir pela troca ou retrofitting da máquina é preciso realizar um estudo de viabilidade, pois cada equipamento é singular. No artigo “Como decidir entre retrofit ou troca da máquina injetora?” (clique aqui para acessar) você pode entender melhor como fazer essa definição tendo como exemplo uma injetora.

Segundo a Manutec, empresa de Piracicaba (SP) que faz retrofitting de máquinas, para realizar este serviço é necessário fazer um estudo do processo produtivo da empresa e definir aonde se quer chegar com a modernização das máquinas e verificar se há possibilidade técnica para isso. Precisa ser levado em consideração ainda as peças fundamentais para , a adequação, o processo de desmontagem e montagem e se há condições de modernização. É importante também medir o retorno do retrofitting, seja calculando o ROI (Return Over Investment, retorno do investimento, em português), o payback ou ambos. No site da Fersiltec Automação Industrial (clique aqui para acessar) eles ensinam como fazer.

Imagem: Creative Commons

Iniciativas como esta têm sido cada vez mais recorrentes, visto que, com a rápida evolução tecnológica, em pouquíssimo tempo um equipamento ou uma máquina passam de moderno para desatualizado, exigindo uma ação por parte daqueles que querem se manter atualizados e eficientes.

Se você quer um case de retrofitting para entender na prática como funciona, então clique aqui e confira esse material do Grupo TGM contando sobre o serviço prestado por eles para a Raízen em seis turbinas de grande porte.

É importante lembrar que há tipos diferentes de máquinas e equipamentos e a escolha da empresa que prestará o serviço deve levar em consideração sua expertise para que o retrofitting aconteça da melhor forma.

Conhece algum exemplo de retrofitting para compartilhar com a gente ou ficou com alguma dúvida? Então comenta aqui!

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

LOPPNOW, Stephani. Como o Retrofitting de máquinas evita o descarte de equipamentos. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2019/12/como-o-retrofitting-de-maquinas-evita-o-descarte-de-equipamentos.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *