Designer cria óculos feitos com tubos de pasta de dente e sacolas plásticas
Uma parceria entre a Sagui, uma marca de óculos, e o Estúdio RatoRói que desenvolve novas superfícies com materiais reciclados da recuperação de embalagens e sacolas plásticas, resultou em óculos sustentáveis.
A ideia surgiu quando o designer Felipe Madeira percebeu o alto preço dos acetatos importados e, começou a pesquisar um material sustentável, há quatro anos. A sua ideia de reutilizar tubos de pasta de dente foi inspirada nas telhas produzidas com este mesmo material.
Em 2017, o designer Felipe Pinto conheceu a RatoRói. Eles uniram suas tecnologias e começaram a criar e produzir, em um processo exclusivo, armações que levassem material residual em sua composição e tivessem um design moderno.
Mas como é feito?
Os tubos de pasta e as sacolas plásticas são transformados em uma chapa, depois moldada e cortada nos formatos dos óculos, tanto de grau quanto de sol. Cada par é único, já que a cor das armações depende do material pois, na reciclagem a textura e cor dos tubos de pasta e das sacolinhas criam padrões aleatórios.
Para cada armação, na média de 3 a 5 tubos de pasta de dente, descartados pela indústria, e uma sacola plástica são ressignificados.
A Sagui possui 12 modelos disponíveis em 6 padrões de cores distintos, totalizando 72 modelos para melhor atender ao perfil dos consumidores. A produção mensal é de 180 unidades e o custo de produção chega a ser 70% menor do que óculos tradicionais de acetato.
Os modelos estão à venda através do marketplace Nossa Nova.
Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:
SOUZA, L. B. Leonardo. Designer cria óculos feitos com tubos de pasta de dente e sacolas plásticas. Autossustentável. Disponível em: <Designer cria óculos feitos com tubos de pasta de dente e sacolas plásticas>.