Combate ao Aedes Aegypti: dicas para prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika
A Organização Mundial da Saúde (OMS) listou a Dengue entre os 10 principais “inimigos” da saúde para o ano de 2019. Nesta lista estão problemas como poluição do ar, Ebola, Pandemia de Influenza, HIV e movimento antivacina.
Quase que anualmente vemos nos noticiários surtos da doença, com grande número de notificações de casos, principalmente nas estações do ano mais chuvosas. Por essa e outras razões, a dengue já é tratada no Brasil como um dos principais problemas de saúde pública.
O Brasil, por ser um país tropical, fornece as condições ideais para o desenvolvimento e a proliferação do mosquito vetor, o Aedes Aegypti, que transmite além da Dengue, a Zika e a Chikungunya. A doença Dengue está relacionada com os chamados macrofatores (ambientais, socioeconômicos, políticos e sociais) e os microfatores (dependentes das características biológicas do vírus, do vetor e da pessoa afeitada).
Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.
Não existem vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da Dengue. Por isto, a principal ação que a população tem é se informar, se conscientizar. Evitar água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, em qualquer época do ano. Vale lembrar que o mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável.
O que a população deve fazer para combater o mosquito Aedes Aegypti?
Para quem mora em casa pode começar pela área externa:
- Manter bem tampadas cisternas e caixas d’água;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água e mantê-los tampados;
- Garrafas e baldes vazios e com a boca virada para baixo;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Remover galhos e folhas de calhas, mantendo-as totalmente limpas;
- Piscinas e fontes tratadas e se possível, tampadas;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que o prato se torne um criadouro de mosquitos.
Já nos ambientes internos de casa ou apartamentos:
- Tampar ralos;
- Lavar regularmente a vasilha de água do seu bicho de estimação;
- Vasos sanitários com caixa acoplada devem ser tampados e verificados semanalmente;
- Limpar sempre a coletora de água do ar-condicionado;
- E por fim, seja consciente com seu lixo. Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.
Com informações de: Ministério da Saúde
Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:
SOUZA, L. B. Leonardo. Combate ao Aedes Aegypti: dicas para prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2019/04/combate-ao-aedes-aegypti-dengue.html>.
Excelente conteúdo, super informativo e importante.
Parabéns pelo trabalho e o desenvolvimento do projeto