Que tal conhecer a Reserva Natural Salto Morato e ainda aprender sobre trilhas?
Promover o ECOTURISMO, de forma consciente e responsável, incentivando a conservação do patrimônio natural e garantindo o bem-estar da população local e a consciência ambiental tem sido um grande desafio. Pensando nisso, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza preparou uma série de vídeos gravados na Reserva Natural Salto Morato, que proporciona momentos únicos junto à natureza.
A série “Na Mata” apresenta, em 6 vídeos, algumas dicas de como aproveitar esse espaço, aberto à visitação desde 1996, e mostra as belezas e principais características da região, além de dar dicas super legais de como aproveitar melhor uma caminhada em uma área natural.
Foto: José Paiva e Adrian Mossfoti – Trilha – Reserva Natural Salto Morato / |
O local conta com duas trilhas autoguiadas abertas à visitação, que possibilitam ao visitante ter informações sobre características da Mata Atlântica e observar a natureza com outro olhar. A primeira trilha, Trilha da Figueira, leva até uma imponente árvore centenária que abriga diversas espécies de plantas e animais. Já a segunda, Trilha do Salto, termina ao pé do Salto Morato, uma cachoeira com mais de 100 metros de altura que dá nome à reserva. No caminho, o visitante ainda passa por um aquário natural onde é possível nadar com os peixes.
Acompanhe a série “Na Mata”. Assista ao primeiro vídeo da série:
Reserva Natural Salto Morato
Foto: Haroldo Palo Jr. – Salto Morato / |
Situada no mais ameaçado bioma brasileiro – a Mata Atlântica – a Reserva Natural Salto Morato foi criada em 1994 pela Fundação Grupo Boticário e protege uma área de 2.253 hectares, sendo reconhecida, em 1999, como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Encontra-se em uma região com expressiva concentração de espécies de aves endêmicas – isto é, exclusivas dessa região – sendo várias delas ameaçadas de extinção.
Reserva Natural Salto Morato |
A reserva fica localizada em Guaraqueçaba, litoral do Paraná, e é uma das atrações turísticas do município. O local é repleto de belezas naturais e ideal para quem busca refúgio e descanso.
Araçari-Banana (Pteroglossus Bailloni) Foto: Haroldo Palo Jr. /
|
Até hoje, foram registradas a ocorrência de 646 espécies vegetais vasculares, 98 espécies de mamíferos, 325 espécies de aves, 36 espécies de répteis, 60 espécies de anfíbios e 57 espécies de peixes. Essa biodiversidade é um atrativo para pesquisadores que vem de todo o Brasil para realizarem estudos em Salto Morato.
Centro De Visitantes – Foto: Acervo Fundação
|
O local conta também com um Centro de Visitantes, que traz informações sobre a região, cujo uso público tem como objetivo sensibilizar os visitantes para a causa da conservação, o que resulta em oportunidades de recreação em contato com a natureza.
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
A Fundação Grupo Boticário é uma instituição sem fins lucrativos que, desde 1990, empreende esforços para conservar a natureza no Brasil. A Fundação apoia iniciativas de outras organizações em todo o país, investe em estratégias inovadoras de conservação como o pagamento por serviços ambientais e ainda realiza ações de sensibilização da sociedade para a causa.
Desde a sua criação, já apoiou 1.417 iniciativas de 481 instituições de todo o país e mantém duas unidades de conservação, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, somando mais de 11 mil hectares de áreas protegidas nos dois biomas mais ameaçados do país.
Olá, tudo bem?
Também passamos pela RPPN de Salto Morato, veja nosso documentário em http://marsemfim.com.br/episodio-8-reserva-particular-patrimonio-natural-salto-morato/
Se possível assista e ajude a divulgar a importância e belezas do nosso litoral!
Abraço!