Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
No último dia 15, um lindo domingo de sol, participamos do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, na Praia da Urca, na cidade do Rio de Janeiro. Aproveitamos para curtir um pouco a natureza, dar a nossa contribuição recolhendo materiais que não pertenciam aquele belo ecossistema, dar um mergulho reenergizante em um mar mais limpo e de quebra encontrar alguns preciosos amigos. 

Coordenado mundialmente desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo. É uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar. Toneladas de detritos são despejadas no mar todos os dias nos quatro quantos do planeta. Além de causar danos graves e a morte de milhares de animais marinhos, esses detritos sujam as praias e são um risco para a saúde das pessoas.

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
O evento conta com o apoio da Coca-Cola Brasil desde 1994 e faz parte das iniciativas do programa Coletivo Reciclagem, do Instituto Coca-Cola Brasil. A participação da empresa já colaborou, por exemplo, para que a iniciativa chegasse a praias da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, a maior do mundo e a Foz do Iguaçu, um dos locais mais emblemáticos, devido às suas cataratas que despejam o maior volume hídrico do mundo. 

Este ano, o evento contou com 30 mil voluntários em todo o País. Em 2012, foram 15 mil voluntários que recolheram mais de 30 toneladas de lixo em 20 estados brasileiros. Na cidade do Rio, postos de coleta foram instalados nas praias da Urca e Barra da Tijuca. No estado, houve postos em Quissamã, Araruama, Arraial do Cabo, Barra de São João, Búzios, Cabo Frio, Itaguaí, Cabo Frio, Maricá e Saquarema. Pelo mundo, 125 países mobilizaram em torno de 40 milhões de pessoas em prol desta ação.

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Biólogos e educadores ambientais, entre eles educador Edmar Bastos, mostraram ao público organismos que habitam o ambiente aquático (baiacus, caranguejos, ouriços, estrelas-do-mar e corais), incluindo os que colonizam materiais abandonados no ambiente pelo homem, como pneus, nadadeiras, âncoras, e até estátuas e furadeiras, criando uma surpreendente biodiversidade em meio à sujeira e poluição. “Mais do que recolher o lixo, a ideia é mostrar a responsabilidade de não lançá-lo no ambiente”, explica Bastos.

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Para a ação de classificação, pesagem e seleção entre recicláveis e não-recicláveis, o público recebeu sacolas, luvas descartáveis e camisas em tecido feito com PET reciclado. Além disso, na praia da Barra, folhetos educativos foram distribuídos para chamar atenção da população para a importância da limpeza de praias, rios, lagos e lagoas.
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias - Pranchas PET

Durante o evento, ocorreu também uma competição de Stand Up Paddle com pranchas feitas de PET. Foram cinco baterias com tempo cronometrado. O vencedor de cada bateria ganhou uma prancha feita de PET e o melhor tempo entre as baterias foi premiado com uma bicicleta de PET.
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias - image via @samegui

Ressaltamos a importância de fazer o descarte do lixo de forma inteligente, assim você também estará contribuindo para um mundo mais limpo e mais sustentável. Um por todos e todos por um mundo melhor!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *