AlimentaçãoSemana Temática

5 Iniciativas Para Inspirar Você A Começar A Sua Horta Urbana

São iniciativas simples, que partem de governos, escolas, empresas e indivíduos em busca de uma alimentação mais saudável e que ocasione menos danos ao meio ambiente. Aproveite os espaços públicos de sua cidade. Quem sabe uma boa iniciativa possa surgir!
Confira essas incríveis iniciativas que estão mudando a cara de alguns bairros do Brasil.
Shopping Eldorado – São Paulo
Uma horta de 3 mil metros quadrados com uma variedade incrível de legumes, verduras e ervas em uma vista da cidade de São Paulo de tirar o fôlego. Este é o cenário do telhado do Shopping Eldorado.
O shopping precisava descobrir como transformar cerca de 1 tonelada diária de lixo orgânico, produzido nas mais de 10 mil refeições da praça de alimentação, em algo sustentável e efetivo. A solução encontrada veio através da compostagem e reciclagem dos resíduos.
Hoje são geradas 14 toneladas de adubo por mês, estimulando o desenvolvimento das plantas, que crescem diretamente no composto orgânico produzido pelo shopping. Os alimentos gerados na horta são consumidos pelos próprios funcionários do shopping.
Projeto Hortas Cariocas– Rio de Janeiro
O Hortas Cariocas é um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Ele está presente em 30 comunidades e na Rede Municipal de Ensino. Baseado em comunidades e escolas, o Hortas gera empregos diretos entre os moradores e pessoas ligadas as escolas, que em sistema de parceria, cuidam da plantação.

Parte do que é produzido é dividido entre as escolas e creches municipais próximas, para o reforço da alimentação. Outra parte fica disponível às famílias em risco social indicadas pelas associações de moradores e o restante é comercializado. O lucro fica com os parceiros, sendo parte dele reinvestido.
Os alunos plantam e colhem o seu próprio alimento, além de aprenderem bastante sobre alimentação saudável.
Horta Comunitária do Cosme Velho – Rio de Janeiro
Ainda no Rio de Janeiro, temos a Horta Comunitária do Cosme Velho. Iniciada em 2012 por um grupo de amigos e moradores do bairro, a iniciativa vem transformando o local que fica ao lado de um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo, o bondinho do Pão de Açúcar.

   

Através de ações comunitárias e de caráter voluntário, a iniciativa utiliza práticas de horticultura urbana para estimular o convívio social saudável em uma área urbana antes abandonada e degradada.
  
Na horta, aprende-sede tudo um pouco: uso racional da água, respeito à natureza, horticultura agroecológica e produção de adubos orgânicos. E o mais legal, os produtos são distribuídos através de doações à comunidade.
Hortelões Urbanos – São Paulo
Já os Hortelões Urbanos nasceram com um simples propósito: “reunir pessoas interessadas em trocar experiências pessoais sobre plantio orgânico doméstico de alimentos e inspirar a formação de hortas comunitárias”.
Hoje, com mais de 64 mil membros no Facebook, o grupo criado por jornalistas tem o objetivo de manter conectadas as pessoas que estão colocando a mão na massa.
Manual Gratuito de Hortas Urbanas
O Instituto Pólis lançou um manual gratuito de hortas urbanas. O manual é composto por três partes que envolvem a preparação da horta, o cultivo das hortaliças e, finalmente, o modo de preparar os vegetais a partir de algumas receitas.

A cartilha está disponível para downloadna página do Instituto Pólis. Para conhecer mais sobre o Projeto Hortas Urbanas, acesse o site.

Clique aqui para ler mais artigos de Leonardo Borges
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *