5 Iniciativas para te inspirar a começar sua Horta Urbana

São iniciativas simples, que partem de governos, escolas, empresas e indivíduos em busca de uma alimentação mais saudável e que ocasione menos danos ao meio ambiente. Aproveite os espaços públicos de sua cidade. Quem sabe uma boa iniciativa possa surgir!

Confira essas incríveis iniciativas que estão mudando a cara de alguns bairros do Brasil.

Shopping Eldorado – São Paulo

Uma horta de 3 mil metros quadrados com uma variedade incrível de legumes, verduras e ervas em uma vista da cidade de São Paulo de tirar o fôlego. Este é o cenário do telhado do Shopping Eldorado.

O shopping precisava descobrir como transformar cerca de 1 tonelada diária de lixo orgânico, produzido nas mais de 10 mil refeições da praça de alimentação, em algo sustentável e efetivo. A solução encontrada veio através da compostagem e reciclagem dos resíduos.

Hoje são geradas 14 toneladas de adubo por mês, estimulando o desenvolvimento das plantas, que crescem diretamente no composto orgânico produzido pelo shopping. Os alimentos gerados na horta são consumidos pelos próprios funcionários do shopping.

Projeto Hortas Cariocas– Rio de Janeiro

Hortas Cariocas é um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Ele está presente em 30 comunidades e na Rede Municipal de Ensino. Baseado em comunidades e escolas, o Hortas gera empregos diretos entre os moradores e pessoas ligadas as escolas, que em sistema de parceria, cuidam da plantação.

 

Parte do que é produzido é dividido entre as escolas e creches municipais próximas, para o reforço da alimentação. Outra parte fica disponível às famílias em risco social indicadas pelas associações de moradores e o restante é comercializado. O lucro fica com os parceiros, sendo parte dele reinvestido.

Os alunos plantam e colhem o seu próprio alimento, além de aprenderem bastante sobre alimentação saudável.

Horta Comunitária do Cosme Velho – Rio de Janeiro

Ainda no Rio de Janeiro, temos a Horta Comunitária do Cosme Velho. Iniciada em 2012 por um grupo de amigos e moradores do bairro, a iniciativa vem transformando o local que fica ao lado de um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo, o bondinho do Pão de Açúcar.

 

Através de ações comunitárias e de caráter voluntário, a iniciativa utiliza práticas de horticultura urbana para estimular o convívio social saudável em uma área urbana antes abandonada e degradada.  

 

Na horta, aprende-sede tudo um pouco: uso racional da água, respeito à natureza, horticultura agroecológica e produção de adubos orgânicos. E o mais legal, os produtos são distribuídos através de doações à comunidade.

 

Hortelões Urbanos – São Paulo

Já os Hortelões Urbanos nasceram com um simples propósito: “reunir pessoas interessadas em trocar experiências pessoais sobre plantio orgânico doméstico de alimentos e inspirar a formação de hortas comunitárias”.

 

Hoje, com mais de 64 mil membros no Facebook, o grupo criado por jornalistas tem o objetivo de manter conectadas as pessoas que estão colocando a mão na massa.

Manual Gratuito de Hortas Urbanas

O Instituto Pólis lançou um manual gratuito de hortas urbanas. O manual é composto por três partes que envolvem a preparação da horta, o cultivo das hortaliças e, finalmente, o modo de preparar os vegetais a partir de algumas receitas. 

 

A cartilha está disponível para download na página do Instituto Pólis. Para conhecer mais sobre o Projeto Hortas Urbanas, acesse o site.

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *