ConsumoSemana Temática

Telhas recicladas de embalagens Tetra Pak

As embalagens Tetra Pak foram criadas na Suécia nos anos 1950 e ganharam o mundo com a praticidade tão característica dos tempos industriais. Entretanto, o milagre só não é completo porque as embalagens longa vida, quando jogadas no lixo, são um verdadeiro desperdício de recursos naturais. Afinal, jogar uma embalagem dessas no lixo é dar cabo de um curto ciclo de vida do papel, alumínio e plástico, ao mesmo tempo.

Já contamos aqui como são recicladas as embalagens longa-vida, hoje contaremos sobre um dos produtos dessa reciclagem e que é uma ótima alternativa para um enorme problema: a produção de cerca de 188 bilhões de embalagens da Tetra Pak por ano, em todo o mundo. Número assustador, não?

Dentre os processos de reciclagem das embalagens Tetra Pak, existe um que é um processo que permite que o plástico e o alumínio sejam picotados e passam por uma secagem. Então são cobertos por uma camada de filme plástico e prensado a quente. O polietileno derrete e adere ao alumínio formando uma resistente chapa. Ainda quente a chapa é colocada no molde da telha, onde adquire o formato de telha. As telhas são compostas basicamente por alumínio, Pet, Polietileno e Polinylon.

Telha de TetraPak

As telhas feitas com Tetra Pak estimulam a reciclagem, já que são feitas com materiais para os quais os destinos mais comuns seriam os lixões ou aterros sanitários. Desta forma, contribui essencialmente para a sustentabilidade, em especial o meio ambiente.

 
Ideais para cobertura de residências, galpões, barracões e canteiros de obra, a telha ecológica Tetra Pak é mais resistente que as telhas convencionais, podendo receber cargas de até 150kg/m² e podem ser jogadas ao chão que não trincam. Além disso, podemos listar algumas outras características e vantagens dessas telhas:

 

  • Alta resistência a flexão. Não quebra, dispensa maiores cuidados no transporte, manuseio e estocagem;
  • Não danifica com chuvas de granizo;
  • Eficiente isolamento térmico (50% a 60% menos calor que telhas de fibrocimento);
  • Material leve (metade do peso das telhas de fibrocimento) que resulta na economia na estrutura da cobertura;
  • Material sem risco a saúde, limpo e sem odor;
  • Material impermeável;
  • Resistente a produtos químicos;
  • Alta resistência ao fogo, não propaga chamas;
  • Fácil fixação, permite o uso de pregos, parafusos e rebites;
  • Pode receber pintura acrílica.

 

Além da telha de Tetra Pak, há no mercado duas outras opções. As telhas com manta térmica, que são revestidas em alumínio, com acabamento metálico em um dos lados, reduzindo em até 85% a temperatura ambiente além de deixá-la mais resistente que a Tetra Pak simples. E há também as telhas de tubo de pasta de dente, que passam por processo semelhante aos de embalagens Tetra Pak. As fotos abaixo mostram as diferenças de acabamento entre as opções.

Telha com manta térmica
Telha de tubo de pasta de dente

 

Tags:

2 comentários

  1. Qual valor das telhas tretrapak e o valor do frete para70 unidades o cep:39402-204?

  2. Onde é a empresa e qual o preço da tetrapak?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *