O importante papel das indústrias na redução do consumo de energia

De acordo com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), há mais de 573 mil indústrias espalhadas pelo Brasil. A verdade é que nem conseguimos mensurar o quanto isso representa, embora saibamos que seja um número significativo por atingir os seis dígitos! Estas indústrias são responsáveis por 41% do consumo de energia elétrica do país, o que evidencia de forma clara a relevância do setor neste quesito.

Apesar disso, as indústrias ainda não têm a devida expressividade em campanhas que abordam a redução do consumo de energia bem como o tema ainda não faz parte da pauta midiática e/ou formadora de opinião (responsável por conscientizar a sociedade a respeito das melhores práticas).

lâmpadas
Imagem: Creative Commons

Iniciativas altamente difundidas, como a troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas LED ou boas práticas de uso de eletroeletrônicos nas residências são importantes (óbvio!), mas apresentam resultados muito menores se comparados com a redução do consumo de energia elétrica que a substituição de motores antigos por modelos de alta eficiência proporciona. Atualmente, os motores representam 70% de toda energia consumida pelas indústrias.

Segundo a Associação Brasileira de Manutenção (ABRAMAN), hoje o parque industrial brasileiro tem em média 17 anos. Se considerarmos que a modernização destas plantas permite reduzir até 60% o consumo de energia elétrica, fica difícil entender a importância singela com que o tema tem sido tratado.

A fim de estimular essa ação entrou em vigor em 2009 a portaria nº 553 e recentemente a revisão da Norma 17094-1 que aponta níveis mínimos de rendimento para máquinas e equipamentos, onde se encaixam os motores. Ainda que tal iniciativa tenha respeitável impacto, é fundamental que esse conceito fique claro para a sociedade como um todo e para próprio setor.

A campanha de orientação e boas práticas da CNI são uma base do conteúdo que deve fazer parte da abordagem deste assunto. A entidade também lançou uma cartilha sobre eficiência energética na indústria, para acessar clique aqui.

Cartaz CNI
Imagem: CNI

A WEG, empresa catarinense multinacional de equipamentos eletroeletrônicos, possui em seu site uma ferramenta que possibilita realizar o cálculo de eficiência energética que simula os ganhos que se tem ao efetuar a troca de um motor antigo em operação, trocar um queimado ou em uma nova instalação. Além disso, a empresa participa de programas do governo que estimulam a troca dos motores.

Além de reduzir o consumo de energia e, consequentemente causar menos impactos ao meio ambiente, a troca de motores por modelos mais eficientes na indústria também está diretamente ligada a outro pilar da sustentabilidade baseado no conceito triple bottom line: o financeiro. Ao reduzir o consumo de energia elétrica a indústria está, automaticamente, reduzindo seus gastos com a conta de luz.

Idea
Imagem: Creative Commons

Agora que você já conhece o importante papel das indústrias na redução do consumo de energia elétrica e a principal ação para atingir esse resultado, que tal ajudar a transmitir essa informação? Compartilhe este conteúdo com os seus amigos e colegas e faça parte dessa conscientização.

 

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *