Semana TemáticaTecnologiaUrbanidade

Startup paulista oferece saídas inovadoras em mobilidade

A Scipopulis é uma startup paulista de inovação que desenvolve tecnologias aplicáveis e relacionadas ao trânsito nas grandes cidades.

A ideia surgiu durantes os protestos por melhoria da qualidade do transporte público, em junho de 2013. Dessa necessidade, surgiu a empresa que resolve problemas nas áreas de análise de dados de transportes, monitoramento, relacionamento, compartilhamento e mobilidade ativa. Entregando soluções aos usuários e gestores públicos do sistema de mobilidade da cidade.

Com foco na análise de dados para o ambiente urbano, a Scipopulis foi fundada em 2014 por 4 amigos: Roberto Speicys, Julian Monteiro e Marcio Cabral e Ivo Pons, com formação em ciência da computação, design e urbanismo. Hoje a equipe conta com 8 pessoas.

Scipopulis
Imagem: Scipopulis

A empresa possui um portfólio de produtos que auxiliam todos que utilizam ou trabalham com a rede de transportes a tomarem decisões esclarecidas. São 4 produtos: o Aplicativo Coletivo, o Coletivo Corporativo, o Painel do Ônibus e a Chica.

O Painel do Ônibus, por exemplo, que entrega a velocidade dos ônibus que circulam pela cidade em tempo real, é utilizado pela Secretaria de Transporte de São Paulo, que é seu principal cliente. As informações obtidas auxiliam a gestão, o planejamento e a operação do sistema de transporte coletivo.

Já a Chica foi pensada para pequenas e médias cidades ou em ambientes como condomínios e universidades e de ser um sistema que melhor se adeque às necessidades de quem se locomove diariamente. A Chica é um sistema de compartilhamento de bicicletas, porém sem a existência de estações. Assim, permite que o usuário retire e devolva sua bicicleta em qualquer local, deixando-o mais próximo possível de seu destino.

Bicicletas da Chica. Imagem: Scipopulis

Já o Coletivo é um app que usa a colaboração dos usuários para fornecer informações em tempo real sobre os ônibus e a rede de transportes da cidade de São Paulo. E o Coletivo Corporativo que incentiva os funcionários de empresas à utilizarem o transporte público.

A startup Scipopulis já foi reconhecida com destaque em diversos prêmios. Foi ganhadora do 1º Demoday Mobilab, do Prêmio Objeto Brasil, do Prêmio Connected Smart Cities e do edital SENAI SESI de inovação. Também foi finalista do Verizon Powerful Answers e ficou entre as 100 Startups do To Watch.

Imagem: Scipopulis

Conheça mais sobre a Scipopulis: https://www.scipopulis.com

Com informações: Jornal USPPortal Apex Brasil e Scipopulis

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *