ConsumoEcodesignSemana Temática

Esta casa foi construída com tijolos de plástico reciclado em apenas 5 dias

O setor de construção civil contribui com mais de 30% das emissões globais de GEE – gases de efeito estufa. O setor não só consome mais de 40% de toda energia ofertada globalmente e um volume inacreditável de recursos naturais, mas também gera uma quantidade ainda maior de resíduos.

Então, qualquer novidade mais sustentável na área da construção é sempre muito bem-vinda para pensarmos em alternativas para proteção do meio ambiente e dar um fim aos nossos resíduos.

Pensando neste problema, a empresa colombiana Conceptos Plásticos desenvolveu uma técnica que utiliza a reciclagem de plástico para criar blocos de construção. Essa técnica pode ser usada para construir residências permanentes e temporárias, abrigos, salas de aula, salas comunitárias e outros edifícios.

Imagem: Conceptos Plásticos

A solução transforma os resíduos plásticos em material de construção, evitando a poluição gerada pelo plástico e retirando-os da rota de um aterro ou lixão clandestino ou, de rios, córregos e mares.

Mas como funciona a metamorfose de resíduos de plástico em blocos de construção?

Os resíduos de vários tipos de plástico são triturados, faz-se uma mescla com as porcentagens necessárias de cada um deles para as condições do produto final se tornem ideais. Às vezes é adicionada borracha na liga. Depois, são fundidos à alta temperatura e injetado em um molde para produzir blocos de plástico que funcionam como peças de Lego.

Imagem: Conceptos Plásticos

Esse formato prático permite que as comunidades e as famílias construam facilmente e de maneira rápida suas próprias casas, uma vez que a própria empresa fornece os materiais a serem usados e suporte e treinamento para a construção. Além disso, o sistema de construção é 30% mais barato que os sistemas tradicionais em áreas rurais.

Uma casa para uma única família é construída por quatro pessoas, sem experiência em construção e leva apenas cinco dias para construí-la. Um abrigo para 14 famílias é montado por 15 pessoas, sem experiência em construção, em apenas 10 dias.

Imagem: Conceptos Plásticos

Mas são resistentes? Claro! Os materiais contêm aditivos que os tornam resistentes ao fogo e como a estrutura é feita de plástico, é resistente a terremotos.

A proposta simples e inovadora já levou alguns prêmios, entre eles o prêmio máximo do The Venture. Realizada em Nova York, a segunda edição da competição recebeu mais de 2500 inscritos de todo o mundo.

Com informações: Conceptos Plásticos e Inova Social

 

Tags:

13 comentários

  1. Boa Tarde! Quero ,se possível, informação sobre algumas dúvidas.
    Por ser a base de plástico, a a as custas desta casa fica mito quente?
    Ela precisa de ter um terreno próprio?
    Desde já agradeço

  2. Gostaria de saber dos custos para uma casa popular.

  3. Gostaria de saber como comprar, Qt custa. Como fazer a casa

  4. Excelente publicação e de grande importância tal inovação para o meio ambiente. Parabéns pela publicação.

  5. Fantástico. .vou divulgar o quanto puder.. Tenho interesse em receber informações! !parabéns! !
    Sandra

  6. Boa tarde,
    Temos o mesmo processo e conseguimos fazer os tijolos plásticos recicláveis aqui no Brasil.
    Nosso processo é inovador, e também permite reciclar todo o lixo de uma cidade, e transformar em casas para as pessoas.

    1. Gostaria do contato aqui do Brasil. Como faço?

    2. Tem algum site falando sobre .

    3. Gostaria de saber mais sobre esse projeto

      Onde compra
      valores

    4. Tenho interesse em receber informações de sua empresa.

    5. Olá Alessandro. Tenho uma construtora e preciso do contato dos fornecedores deste material aqui no Brasil. Desde já agradeço a atenção. Um abraço.

    6. Vc saberia me dizer onde encontramos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *