ConsumoEcodesignSemana Temática

Esta casa foi construída com tijolos de plástico reciclado em apenas 5 dias

O setor de construção civil contribui com mais de 30% das emissões globais de GEE – gases de efeito estufa. O setor não só consome mais de 40% de toda energia ofertada globalmente e um volume inacreditável de recursos naturais, mas também gera uma quantidade ainda maior de resíduos.

Então, qualquer novidade mais sustentável na área da construção é sempre muito bem-vinda para pensarmos em alternativas para proteção do meio ambiente e dar um fim aos nossos resíduos.

Pensando neste problema, a empresa colombiana Conceptos Plásticos desenvolveu uma técnica que utiliza a reciclagem de plástico para criar blocos de construção. Essa técnica pode ser usada para construir residências permanentes e temporárias, abrigos, salas de aula, salas comunitárias e outros edifícios.

Imagem: Conceptos Plásticos

A solução transforma os resíduos plásticos em material de construção, evitando a poluição gerada pelo plástico e retirando-os da rota de um aterro ou lixão clandestino ou, de rios, córregos e mares.

Mas como funciona a metamorfose de resíduos de plástico em blocos de construção?

Os resíduos de vários tipos de plástico são triturados, faz-se uma mescla com as porcentagens necessárias de cada um deles para as condições do produto final se tornem ideais. Às vezes é adicionada borracha na liga. Depois, são fundidos à alta temperatura e injetado em um molde para produzir blocos de plástico que funcionam como peças de Lego.

Imagem: Conceptos Plásticos

Esse formato prático permite que as comunidades e as famílias construam facilmente e de maneira rápida suas próprias casas, uma vez que a própria empresa fornece os materiais a serem usados e suporte e treinamento para a construção. Além disso, o sistema de construção é 30% mais barato que os sistemas tradicionais em áreas rurais.

Uma casa para uma única família é construída por quatro pessoas, sem experiência em construção e leva apenas cinco dias para construí-la. Um abrigo para 14 famílias é montado por 15 pessoas, sem experiência em construção, em apenas 10 dias.

Imagem: Conceptos Plásticos

Mas são resistentes? Claro! Os materiais contêm aditivos que os tornam resistentes ao fogo e como a estrutura é feita de plástico, é resistente a terremotos.

A proposta simples e inovadora já levou alguns prêmios, entre eles o prêmio máximo do The Venture. Realizada em Nova York, a segunda edição da competição recebeu mais de 2500 inscritos de todo o mundo.

Com informações: Conceptos Plásticos e Inova Social

 

Tags:

2 comentários

  1. Fantástico. .vou divulgar o quanto puder.. Tenho interesse em receber informações! !parabéns! !
    Sandra

  2. Boa tarde,
    Temos o mesmo processo e conseguimos fazer os tijolos plásticos recicláveis aqui no Brasil.
    Nosso processo é inovador, e também permite reciclar todo o lixo de uma cidade, e transformar em casas para as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *