8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental exibe de graça mais de 130 filmes em São Paulo

Amanhã começa a 8ª Mostra Ecofalante de Cinema – são mais de 130 filmes de 32 países diferentes em várias salas de São Paulo, tudo de graça! Venham!

A 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é considerado o mais importante evento audiovisual dedicado ao tema socioambiental da América do Sul. Todas as atividades são gratuitas e acontecem de 29 de maio a 12 de junho, em diversas salas de São Paulo.

A Mostra Ecofalante começa com diversas atrações em todos os seus programas, todas elas gratuitas! Só de filmes serão 133 filmes, de 32 países.

Quer saber mais sobre a programação? A gente conta!

Panorama Histórico

O Panorama Histórico traz o tema A Crise das Utopias e o Cinema Militante Pós-68 (com obras assinadas por grande diretores do cinema). Inédita, a seleção reflete sobre o mundo e a sociedade que se seguiram à grande efervescência cultural dos anos 1960.

Homenagem ao cineasta e diretor brasileiro Silvio Tendler

O homenageado desta edição, o brasileiro Silvio Tendler, merece uma mostra com onze títulos, incluindo obras de referência como “Os Anos JK – Uma Trajetória Política” (1980) e “Jango” (1984), duas das maiores bilheterias do cinema documental brasileiro de todos os tempos.

Mostra Brasil Manifesto

Já o novo programa Mostra Brasil Manifesto traz títulos recentes assinados por diretores brasileiros de destaque, como “Amazônia, o Despertar da Florestania” da atriz Christiane Torloni e do cineasta Miguel Przewodowski; “Frans Krajcberg: Manifesto”, da realizadora Regina Jehá; a nova produção do premiado diretor Orlando Sena, “A Idade da Água”; o inédito “O Amigo do Rei”, de André D’Elia, (diretor de “Ser Tão Velho Cerrado”, vencedor em 2018 do prêmio de público da Mostra Ecofalante); e o longa-metragem, assinado por André di Mauro, “Humberto Mauro”, homenagem ao importante realizador pioneiro.

Panorama Internacional Contemporâneo

Um dos principais focos da programação do festival, reúne 44 obras e se organiza em sete eixos temáticos: Cidades, Economia, Povos & Lugares, Recursos Naturais, Saúde, Sociobiodiversidade e Trabalho.

Competição Latino-Americana

Um total de 24 produções estão incluídas na Competição Latino-Americana deste ano, representando obras da Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e Venezuela. No júri, estão os cineastas Tadeu Jungle e Lina Chamie, além do crítico Heitor Augusto.

Concurso Curta Ecofalante

Reúne 13 títulos, com trabalhos produzidos em Alagoas, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina, completando todas as regiões do país.

Sessão Infantil

Traz cinco curta-metragens exibidos em grandes e importantes festivais internacionais, como o Short Film Corner do Festival de Cannes, Festival de Animação de Annecy, Animamundi e Dok Leipzig.

Entre as atividades paralelas, ganha destaque a segunda edição do Seminário de Cinema e Educação, uma reflexão sobre o potencial pedagógico do uso do cinema na escola, em uma realização do Sesc São Paulo e da Ecofalante.

Veja a programação completa em http://ecofalante.org.br/programacao

Acompanhe as atividades da Mostra Ecofalante de Cinema através dos links:

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental exibe de graça mais de 130 filmes em São Paulo. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2019/05/8-mostra-ecofalante-de-cinema-ambiental.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *