Designer cria bicicleta de papelão que custa apenas 20 dólares

O designer israelense Izhar Gafni montou uma bicicleta usando papelão. A bicicleta funciona de verdade e suporta um peso de 130 kgs.

Izhar Gafni, inventor e fundador da Cardboard Technologies, escolheu o papelão porque o papelão pode ser encontrado em todo o mundo e, para reduzir o impacto do desperdício do material.

Imagem: Cardboard Technologies

No Brasil, somente no mês de agosto de 2017 foram vendidas 310 mil toneladas de papel ondulado, segundo a ABPO (Associação Brasileira do Papelão Ondulado). E a taxa de recuperação/reciclagem de papelão é de 71,1%, a maior entre todos os tipos de papel.

Inspirada na arte japonesa do origami, a bicicleta de papelão é criada ao cortar, dobrar e colar o papelão em camadas, criando um material forte que pode suportar peso e ter resistência ao longo do tempo. Além de peças de papelão feitas à prova de água e à prova de fogo com o uso de uma resina selante, a bicicleta inclui alguns componentes de plástico feitos de garrafas recicladas e outros resíduos. A corrente é feita de borracha reciclada.

Imagem: Cardboard Technologies

Mas calma, o projeto ainda é um protótipo, com algumas poucas unidades fabricadas. Em uma linha de produção automática, a bicicleta ela custará menos de US $ 20.

Atualmente, a empresa possui atualmente cerca de 150 patentes registradas. Essas patentes protegem tanto o design das bicicletas, os elementos dos quais são fabricados e a tecnologia da linha de produção.

Os estudos de produtos da Cardboard Technologies não se limitam às bicicletas. O próximo projeto é a produção de uma cadeira de rodas de papelão.

Imagem: Cardboard Technologies

Com informações: Revista GalileuThe Switchers

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. Designer cria bicicleta de papelão que custa apenas 20 dólares. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2019/06/bicicleta-de-papelao.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *