REMOLDA: projeto transforma lixo plástico em renda com miniaturas de plástico reciclado

Uma máquina inovadora de reciclagem de plástico que transforma o lixo plástico em um produto com maior valor agregado.

A Remolda veio para modificar não só a maneira de utilizar o plástico, mas também para mudar vidas. A ideia partiu do pessoal incrível da Matéria Brasil. Uma unidade recicladora móvel, idealizada a partir do projeto PreciousPlastic.com.

Como o projeto da máquina do Precious Plastic é aberto e livre de patentes, qualquer pesssoa pode ter acesso para melhorar ou replicar. Já contamos por aqui como a Precious Plastic é fantástica.

Assim, surgiu a Remolda, um projeto que resignifica os resíduos plásticos, transformando o material em um produto com maior valor agregado. Desenvolvido pela MateriaBrasil em colaboração com o Plástico Precioso para a WWF-Brasil e Plastic Soup Foundation, a Remolda promove desenvolvimento social para comunidades locais.

Imagem: WWF Brasil

O lixo plástico é coletado pela Cooperativa de Catadores de Resíduos Recicláveis Anfitriões do Cosme Velho, no Morro dos Guararapes, ali pertinho do Corcovado, no Rio de Janeiro. Em uma unidade recicladora móvel batizada de Remolda, o material é triturado, derretido e remoldado na forma de miniaturas da estátua do Cristo Redentor feitas de plástico reciclado.

Imagem: WWF Brasil

Com capacitação para operar todo o processo – da ação de coleta nas praias, separação por tipos, limpeza, trituração, injeção e comercialização, produzindo produtos prontos para a venda e que geram renda.

Os objetivos do projeto são: aumentar a conscientização sobre o plástico e o lixo plástico, evitar a dispersão do plástico, empoderar as comunidades e agregar valor ao plástico, que tem pouco valor no mercado para sua reciclagem.

A máquina trabalha com todos os resíduos plásticos e transforma o lixo plástico em trabalho e renda para os moradores da comunidade. Ah, e o mais fantástico, toda verba das vendas é revertida para a Cooperativa Anfitriões do Cosme Velho. Projeto incrível que amamos!

Confira mais detalhes no vídeo:

Com informações: WWF Brasil

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. REMOLDA: projeto transforma lixo plástico em renda com miniaturas de plástico reciclado. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2019/06/remolda-projeto-transforma-lixo-plastico-miniaturas-reciclado.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *