SaúdeTecnologia

É possível evitar testes em animais com produção de pele 3D

Sim, você leu exatamente isso! Há alguns anos a produção de pele humana em laboratório para a realização de testes de produtos cosméticos já acontece no Brasil. O responsável por desenvolver a pele humana em laboratório aqui no país foi o Grupo Boticário. Se trata de uma tecnologia inovadora que reproduz a pele humana! O material é utilizado para o teste de matérias-primas e produtos acabados (cremes, loções e maquiagens), tanto para a escolha de ingredientes que serão usados nas formulações, quanto na segurança dos produtos. Este é um método alternativo aos testes em animais para a indústria cosmética, reconhecido pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pele artificial no laboratório do Centro de Pesquisas do Grupo Boticário. Imagem: Guilherme Pupo

Quer saber como isso acontece? Eu te explico! Para elaborar a pele 3D são utilizadas células isoladas a partir de tecido descartado de cirurgias plásticas, nos casos em que há o consentimento do doador para este fim e aprovação de Comitê de Ética e Pesquisa da instituição. Em laboratório, a pele vai sendo formada, célula a célula, camada por camada, tal como a pele humana. Primeiro é feita a derme, composta por fibroblastos, que são responsáveis pela produção de proteínas, como colágeno, que dão firmeza e elasticidade à pele. A próxima camada a ser formada é a epiderme, compostas por células denominadas queratinócitos, responsáveis pelas funções de barreira e proteção do corpo, e também por melanócitos, que dão coloração à pele.

Assista a este vídeo e entenda melhor.

Com esta tecnologia inovadora é possível realizar vários testes numa mesma unidade de pele reconstituída e reduzir o número de testes em humanos, muito comum na indústria de cosméticos. Além disso, a pele reproduzida em laboratório dura em média 7 dias, 4 dias a mais que a pele “in natura”, que dura em média 3 dias. Outro benefício é que a pele 3D permite ainda maior amplitude e mais assertividade nos testes, visto que ela é elaborada a partir de um pool de células de vários indivíduos.

00É ou não é incrível?

Se você conhece outras iniciativas que evitam os testes em animais ou que têm revolucionado para melhor a indústria de cosméticos compartilha com a gente!

 

 

Tags:

Um comentário

  1. 👏👏👏👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *