Meio AmbienteUrbanidade

Dicas para Cultivar Plantas em Casa

Canais que podem te ajudar a diminuir o estresse e melhorar a saúde física e mental através da criação de hortas, árvores e do maior contato com a natureza.

 

Após séculos de evolução e distanciamento, cada vez mais a conexão com a natureza tem se mostrado um futuro inevitável: é necessário sermos mais ativos e conscientes na nossa produção e consumo e ressignificar a velocidade e qualidade da vida.

Estresse, ansiedade, depressão, poluição, plásticos nos oceanos, comida embalada, industrializada e agrotóxicos invisíveis são companheiros diários no mundo atual. Mas como conectar estes pontos de forma prática e com resultados incríveis?

Os cientistas têm encontrado evidências que estar na natureza tem um impacto profundo em nossos cérebros e em nosso comportamento, ajudando-nos a reduzir a ansiedade, a inquietação e o estresse, além de aumentar nossa atenção, criatividade e capacidade de nos conectarmos com outras pessoas.

Imagem: Creative Commons

Médicos nos Estados Unidos, Canadá e Escócia já prescrevem plantas domésticas como remédio aos seus pacientes e afirmam que os resultados são positivos. Estudos na Austrália sugerem que observar um teto verde por 40 segundos é o suficiente para “reiniciar” o cérebro. Uma pesquisa Britânica com vinte mil pessoas concluiu que 2 horas na natureza por semana melhora consideravelmente os níveis de felicidade e saúde! Por que, então, não trazer um pouco de natureza para seu dia-a-dia?

Sendo assim, separamos 3 canais incríveis no YouTube para você aprender mais sobre cultivo, levar para dentro de casa (e para a mesa do trabalho) um pouco de verde, observar o crescer das plantas e o passar do tempo com mais ar e momentos de atenção plena!

  1. Issac Horta em Apartamento

Como o nome denuncia: Isaac mora em apartamento, mas isso não impede que ele plante e mostre o passo-a-passo do cultivo de diversas plantas para todos os tamanhos de apartamento (e vaso). O canal existe desde 2011 e apresenta com muita simplicidade e simpatia como ter sua própria horta desde então, ajudando iniciantes a desenvolver o famoso “dedo verde” tão desejado. Procure por sua hortaliça favorita!

Acompanhe o canal no YouTube e o perfil no Instagram

Imagem: Creative Commons
  1. Cantinho de casa

Márcio, além de todo o conhecimento sobre árvores frutíferas e hortas, é incrível com receitas orgânicas para adubos, dicas para crescimento mais rápido, tratamento de doenças e pragas de forma natural e a construção de estruturas e experimentos que podem acompanhar você e sua planta durante o crescimento conjunto – uma próxima fase nesse relacionamento.

Acompanhe o canal no YouTube e o perfil no Instagram

  1. Planterina (em inglês)

Prefere plantas ornamentais? Então o caminho é o canal da Amanda: o Planterina. A estadunidense é uma maga das plantas internas! Tem dicas preciosas para desenvolver aquela jiboia, suculenta ou espada de São Jorge no nível máximo (e muitas outras plantas). Propagação, fertilização e guias para plantas de baixa e alta manutenção são apenas alguns dos temas abordados em seus vídeos. O canal é em inglês, mas as instruções geralmente são autoexplicativas.

Acompanhe o canal no YouTube e o perfil no Instagram

Imagem: Creative Commons

E você? Conhece algum outro canal que pode ajudar jardineiros de primeira viagem e/ou capitães experientes? Já cuida da sua saúde com plantas? Acredita nos benefícios de uma vida com mais verde? Sentiu-se melhor depois de ter um vaso na mesa do trabalho? Conta para a gente!

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *