OS 4 R’S EM AÇÃO

Reduzir:

Consumir menos produtos e optar por aqueles que produzam menos resíduos e tenham maior durabilidade. Diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Assim, quando for comprar alguma coisa, pense em como reduzir a quantidade de lixo que será gerado com aquilo e evite excessos.


Se você mora sozinho, por exemplo, não precisa comprar uma quantidade grande de comidas perecíveis, já que as chances delas ficarem ruins e acabarem no lixo são grandes. Ou ainda se for organizar a festinha de aniversário do seu filho e convidou 50 amiguinhos, para que comprar uma embalagem de talheres com 200 unidades?
Reutilizar:
Com um pouco de imaginação e criatividade podemos utilizar várias vezes a mesma embalagem, usando sobras de materiais para outras funcionalidades. Um objeto pode ganhar funções totalmente diferentes da original e ainda continuar muito eficiente.

Tudo isso sem causa agressões ao meio ambiente, exemplos: uma garrafa de refrigerante pode virar um vaso para plantas, um pneu velho pode ser transformado na bóia da piscina e uma latinha de alumínio pode ser seu próximo porta-trecos.


Devemos adotar o hábito de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacolas retornáveis, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.
Reciclar:
Não deu para reutilizar? Então renda-se à reciclagem. Cada material deve ser condicionado em um coletor específico para ser reciclado de acordo com sua natureza. Você pode separar os materiais em qualquer lugar e levá-los diretamente aos centros de reciclagem ou procurar serviços de coleta que passem pela sua casa ou trabalho. Lembre-se de seguir as especificações das cores (azul para papel, vermelho para plástico, verde para vidro e amarelo para metal) e procure guardar os objetos limpos e secos nos recipientes.
Reintegrar: 
Já aquilo que não pode ser reciclado, como restos de alimentos e outros materiais orgânicos, pode ser reintegrado à natureza. Uma composteira orgânica é o melhor instrumento para transformar podas de árvores, cascas de verduras e outros materiais em adubo. O composto que resultar do processo é um material altamente nutritivo e pode ser utilizado em jardins, hortas e pomares.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *