Negócios Sociais: Promovendo a Inclusão, o Desenvolvimento Social e Econômico
Você sabe o que são negócios de impacto social na base da pirâmide? É um tema recente no Brasil, e por vezes confundido com programas sociais ou responsabilidade social empresarial. Minha opinião? É uma nova economia com imensa oportunidade a ser explorada e desenvolvida no Brasil, onde mais da metade de sua população é formada pelas classes C, D e E.
Imagem: SEBRAE |
Se você não sabe o que é um negócio de impacto social ou nunca ouviu falar, não desanime! Talvez não seja sua área de atuação, ou não teve oportunidade para compreender. Talvez você até tenha um e nem saiba! Ou apenas não conhecia o conceito.
Imagem: Amazon Web Services |
Os negócios de impacto social na base da pirâmide são empresas e/ou empreendedores nascidos por uma necessidade de uma determinada comunidade, e os lucros são reinvestidos no próprio negocio a fim de maximizar seus impactos e que se torne autossustentável. Ou seja, conseguem unir a eficiência dos negócios tradicionais com a consciência da filantropia, como bem definido pelo ícone Muhammad Yunus.
O Nobel da Paz Muhammad Yunus. Imagem: Pinterest |
Recentemente conheci uma iniciativa muito interessante de inclusão financeira em Paraisópolis, segunda maior favela de São Paulo. Foi criado um cartão de crédito para moradores utilizarem no comércio local, sem a necessidade de ter uma conta em banco. Além de desenvolver os negócios existentes dentro da comunidade, os usuários do cartão recebem cursos de educação financeira e um percentual do valor utilizado em compras é revertido aos projetos sociais locais.
Cartão de Crédito Nova Paraisópolis. Imagem: Mais Fácil |
Outra iniciativa incrível é o Embarcar, um aplicativo criado por ribeirinhos na Amazônia, que oferece informações sobre o transporte hidroviário. Para muitas comunidades na região essa é a única opção de transporte, daí a importância desse aplicativo. O acesso à informação de horários e valores ev
ita o deslocamento até os portos em busca de embarcações que realizem o trajeto necessário.
ita o deslocamento até os portos em busca de embarcações que realizem o trajeto necessário.
Idealizadores do aplicativo Embarcar: Taissir Wilkerson Carvalho e Maickson Boim. Imagem: Karla Lima/G1
Nesse mesmo barco, outra proposta vai de encontro com as necessidades da região. Uma plataforma que amplifica o sinal de celular e internet em embarcações e locais remotos nas regiões da Amazônia, chamada Neger.
Imagem: Neger Telecom |
Existem diversos exemplos e modelos de negócios sociais de impacto, com enorme potencial de transformar vidas e atender necessidades específicas como, a dificuldade de acesso aos serviços públicos e privados, o uso de tecnologia, a falta de novas soluções de mobilidade, e a precária situação das casas residenciais. Acontece que muitos desses projetos morrem antes de se tornarem rentáveis de fato.
Imagem: MGov Cidadania Fácil |
Outro fator importante é que grande parte dessas startups nunca foi incubada ou acelerada, e nunca tiveram oportunidade de formação sobre negócios com impacto, inovação social e finanças sustentáveis. No Brasil existem excelentes empresas que oferecem recursos (financeiro e intelectual) para esses negócios. Artemisia e Endeavor são exemplos desse movimento.
O grande desafio é entender as reais necessidades das populações da base da pirâmide e criar as oportunidades para este mercado, desenvolvendo novos produtos e serviços que atendem a este propósito ao invés de simplesmente incentivar o consumismo.
Fonte: Julian Stodd |
Acredito que essa nova forma de fazer negócio fará nosso país muito mais justo e sustentável. E você, vai embarcar nessa também? Não fique de fora, ajude a construir um país melhor!