Meu pedacinho de terra e a Constituição

A maioria das pessoas cresceu sabendo da importância de se ter um pedacinho de terra, uma moradia. E aprendemos junto com isso, que se pudesse ser um pedaço maior de terra, um apartamento ou casa maior, seria melhor ainda.

Culturalmente fomos assimilando a necessidade de possuir nosso metro quadrado de terra. Nossos antepassados pensavam em produtividade, além de moradia. Mais do que um teto, um chão de onde tirar o alimento.

E a legislação que foi sendo aprovada com o tempo sempre destacou a produtividade como critério: o terreno sem edificação e que não produz nada tem cobrança maior de impostos e o aluguel permite que o locatário usufrua dos frutos e de tudo que a terra produzir, por exemplo.

Mas em 1988, a Constituição incluiu um conceito muito mais amplo do que produtividade: a função social e ambiental da propriedade.

 

Isto porque, como qualquer recurso natural, o espaço em nosso planeta é finito. Há lugar para todos, mas com o incremento da população, é necessário que os espaços sejam otimizados.

Com o capitalismo e o alto valor que um pedaço de terra passou a ter, muitos passaram a ter mais que um pedacinho. Foram adquirindo mais e mais pedaços de terra. Literalmente, acumulando terras. Como aqueles que acumulam tralhas dentro de casa.

E é justamente neste ponto que a Constituição pretendia tocar: se você é um acumulador de terras, temos que verificar o que você tem feito com ela.

A função social e ambiental tem a ver com a destinação que é dada ao terreno. O simples acúmulo não se justifica, sendo necessário que o proprietário tenha consciência de todos os demais habitantes deste planeta e da necessidade que temos de compartilhar um espaço e mantê-lo habitável.

Na zona rural a produtividade continua sendo um critério, mas na zona urbana, o que se tem como ideal é o que consta do Plano Diretor do Município. O Plano Diretor dirá se você pode ter um comercio naquele bairro e em que área é possível instalar uma fábrica, por exemplo. É a lei municipal que regula o uso do solo e a sua utilização.

Você recebeu o direito quase que exclusivo sobre aquele pedacinho de terra, mas com relação ao todo, ao meio, você ainda é um zelador. Além a quem foi dado o direito de usar, mas que sabe que seu uso deve ser feito com responsabilidade.

Como se vê, a Constituição é um documento que é mais que uma lei. Na verdade ela diz de que forma devemos olhar para cada um dos aspectos da nossa vida como cidadãos. Ela concede direitos e também informa responsabilidades. Ela aponta os valores que foram eleitos por nós, como sendo aqueles que queremos ver respeitados em primeiro lugar.

 

 
Clique aqui para ler mais artigos de Janaína Helena Steffen
 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *