Você sabe como ter um estilo de vida sustentável?

Antes de tudo, você sabe o que é estilo de vida? Estilo de vida engloba todas as atividades que desenvolvemos em nosso cotidiano, desde a alimentação até como nos locomovemos. Assim, como e o que você consome, come, usa, como você se diverte, onde mora, tudo isso compõe seu estilo de vida.

E como ter um estilo de vida sustentável? Ao que precisamos nos atentar para chegar a esse objetivo?

Primeiramente precisamos avaliar o nosso padrão de consumo. Você deve estar se perguntando: “Mas será que o que eu consumo fará tanta diferença assim?”. Pensando individualmente pode parecer um tanto excessiva essa preocupação, porém não se engane! A população mundial chegou a 7,6 bilhões de pessoas em 2017, segundo informações da ONU – Organização das Nações Unidas. E a projeção é que alcancemos 9,7 bilhões de pessoas até 2050.

Imagem: Autossustentável

Agora vamos repensar a pergunta: “Será que fará diferença meu estilo de vida?” Vamos considerar que hoje são 7,6 bilhões de pessoas se vestindo, se alimentando, se locomovendo e se abrigando em área urbanas, sendo essas áreas responsáveis por 60% a 80% das emissões de GEE – gases de efeito estufa, 75% de consumo de recursos naturais e 50% da geração de lixo. Se continuarmos a manter esse estilo de vida, com os atuais padrões de consumo, até 2030 precisaremos de 2 planetas Terra para satisfazer nossa demanda por recursos, que se tornam cada vez mais escassos.

E como mudar esse preocupante cenário? As decisões que tomamos agora definirão nosso futuro como a qualidade de vida que nós e nossos filhos e netos terão. Que tal começar repensando nosso estilo de vida? Para ter um estilo de vida sustentável vamos ponderar a forma como consumimos, vamos nos empenhar em consumir produtos e serviços mais limpos, saudáveis e inteligentes.

Crianças
Imagem: Creative Commons

Repensando a alimentação

Apesar de termos uma produção de alimentos capaz de suprir toda a população, a sua distribuição acontece de forma heterogênea: uma em cada nove pessoas passa fome, enquanto uma a cada cinco pessoas sofre de obesidade.

Desigualdade
Imagem: Creative Commons

Anualmente, consumidores dos países ricos desperdiçam cerca de 22 milhões de toneladas de alimentos, quase a mesma quantidade de alimentos produzida na África Subsaariana.

Algumas dicas para uma alimentação mais sustentável:

  1. Pense antes de comprar. Com a mudança de hábitos alimentares que o estilo de vida contemporâneo tem nos imposto, estamos consumindo cada vez mais alimentos que geram alto impacto ambiental, como carnes e processados.
  2. Compre alimentos sazonais (“da época”), orgânicos e de produtores locais.
  3. Reduza o consumo de carne.
  4. Reduza o desperdício de alimentos – Que tal optar por aqueles alimentos um tanto “feinhos” para o consumo imediato? Assim você estará evitando que o mesmo seja jogado fora, afinal 30% dos alimentos produzidos não chegam às mesas e 40% dos que chegam são desperdiçados.

Repensando a mobilidade

Em todo o mundo, 7 entre 8 cidadãos urbanos respiram ar que não atende aos níveis de segurança da OMS – Organização Mundial da Saúde.

Poluição
Imagem: Carro Elétrico

Algumas dicas para se locomover de forma mais sustentável:

  1. Dê ou pegue carona, pois o setor de transportes é responsável por 25% das emissões de CO2.
  2. Use transporte público.
  3. Quando for possível, vá de bike ou andando e aprecie a vista.

Repensando a habitação

O setor de construção contribui com mais de 30% das emissões globais de GEE – gases de efeito estufa, além de consumir mais de 40% de toda energia ofertada globalmente.

E o setor de habitação precisa de grande atenção de nossos governantes, uma vez que, o planejamento urbano afeta as distâncias de deslocamento, os índices de criminalidade e o bem-estar geral.

Habitação
Imagem: Creative Commons

Algumas dicas para se ter um lar mais sustentável:

  1. Escolha aparelhos energeticamente mais eficientes.
  2. Apague as luzes quando não estiver usando.
  3. Conserte a torneira se estiver pingando. Torneiras pingando em países ricos gastam mais água do que a quantidade diária disponível para 1 bilhão de pessoas.
  4. Invista em isolamento térmico.
Reciclando
Imagem: Creative Commons

E você? Tem alguma dica para se ter um estilo de vida sustentável? O que vem fazendo para viver de forma mais harmônica com o planeta? Conta para gente!

Com informações de: ONU Meio Ambiente e ONU.

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

ABREU, Nathália. Você sabe como ter um estilo de vida sustentável?. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2018/06/estilo-de-vida-sustentavel.html>.

1 comment

  1. O estilo de vida que eu vivo e normal e uma área rural onde tem mais plantas que áreas urbanas e o fotossíntese de respiração e bem melhor

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *