A Pirâmide da Moda Consciente
Como deixar o consumismo um pouco de lado e veja como adotar uma moda sustentável e um guarda-roupa consciente
Você sabe o que é o consumo consciente na moda? Grande parte da população não faz ideia, mas tal indústria é uma das que mais poluem o planeta. Isso mesmo! Os tecidos utilizados na confecção de roupas levam muitos anos para se decompor. Para se ter uma ideia, materiais, como o nylon, necessitam de, aproximadamente, 50 anos para a decomposição.
Além disso, há ainda um grande impacto de metais pesados e de água virtual. Um jeans, por exemplo, gasta mais de 3.400 litros de água para sua produção. Já falamos aqui no site sobre a história que a maior parte dos consumidores desconhece, isto é, O que a etiqueta não mostra! Os impactos socioambientais da moda tradicional. Para saber mais, basta clicar aqui.
Pensando nisso, muitas pessoas já adotaram práticas de consumo sustentável, também conhecidas como slow fashion. Ou seja, no dia a dia, procuram produtos que impactem o mínimo possível o meio ambiente. O movimento Fashion Revolution Day procura aumentar a conscientização dos consumidores para os verdadeiros custos da moda, que vão muito além das etiquetas de preço das roupas.
Separamos a pirâmide da moda sustentável da Roupa Livre para você adotar hábitos mais saudáveis e conscientes.
USAR bem o que se tem
CONSERTAR tudo o que for possível
TRANSFORMAR o usado em novo
TROCAR ou emprestar
COMPRAR só o essencial
Como sugere a pirâmide, a lógica de prioridades é invertida, isto é, coloca-se o usar bem o que se tem em primeiro lugar, seguido da busca por consertar, transformar e trocar para trazer novidade para o armário.
Somente depois que todas estas alternativas se esgotarem, aí sim abrir a possibilidade de buscar a compra de algo novo. E neste caso, priorizar sempre materiais que sejam de mais fácil reaproveitamento ou biodegradáveis.
Também buscar conhecer mais sobre o processo de produção e se os envolvidos tenham condições dignas de trabalho. Nem sempre é fácil encontrar estas soluções, mas é isso que nos motiva diariamente a facilitar que existam e que sejam acessíveis estas alternativas.
Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:
SOUZA, L. B. Leonardo. A Pirâmide da Moda Consciente. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2018/10/piramide-moda-consumo-consciente.html>.