Educação Ambiental para além das redes sociais. Você sabe o que o Autossustentável faz?

Quando falamos em Educação Ambiental, geralmente a primeira associação que fazemos é de alguma disciplina ou conteúdo, relacionados ao meio ambiental ou à sustentabilidade, que são ministrados em escolas.

Dificilmente relacionamos Educação Ambiental a outros tipos de atividades, como, por exemplo, se informar melhor sobre o que estamos consumindo. Aqui no Autossustentável, já tratamos inúmeras vezes sobre a questão do consumo e como é importante a conscientização sobre a quantidade, qualidade, procedência e destinação do que consumimos.

Clique
Conscientização. / Imagem: Creative Commons

É sim muito importante que crianças e adolescentes tenham contato durante o ciclo escolar com Educação Ambiental. No entanto, para que, de fato, ela contribua para o estabelecimento de uma relação mais harmônica entre a sociedade e a natureza e, consequentemente, para a melhoria das questões ambientais, é preciso que englobe conhecimentos e práticas sobre meio ambiente, consumo, sustentabilidade, biodiversidade e responsabilidade socioambiental.

Alunos
Aula prática de educação ambiental. / Imagem: Wikimedia.

A melhor forma de aprender (e apreender) é pelo exemplo e com práticas, por isso, quando pensar em Educação Ambiental, pense também para além da sala de aula, para atividades externas de convívio com a natureza, com a terra, com ar puro. E mais, que exemplo você tem passado para seus filhos, sobrinhos, primos, irmãos mais novos, netos, enteados, vizinhos, amigos? Será que incentivamos a conscientização de atos, hábitos e comportamentos mais harmônicos com o meio que nos acolhe? Conversamos sobre isso? Há algum parque, reserva ambiental ou mesmo horta urbana próxima à sua casa? Você já visitou esse(s) lugar(es) alguma vez? Qual a ideia que você possui sobre uma comunidade indígena, ou quilombola ou ribeirinha? Educação Ambiental é também entender a relação das diversas formas sociais com a terra e os recursos naturais, e reconhecer a importância que estas possuem para a manutenção do equilíbrio da biodiversidade.

Passeio Público
Passeio Público de Fortaleza. / Imagem: Wikipedia

Também somos responsáveis, ainda que em pequena parcela, por difundir a conscientização que a Educação Ambiental em todo seu potencial nos oferece. Pensando nisso, nós do Autossustentável, estamos lançando uma série de atividades que ajudam a propagar a Educação Ambiental para além do site e redes sociais. São palestras voltadas para práticas sustentáveis ligadas à vida cotidiana que permitam pensar e agir sobre os impactos ambientais e a preservação do meio ambiente.

Confira as palestras disponíveis para os próximos meses:

  • Educação Ambiental para a Vida Cotidiana;
  • Nem Tudo que Descartamos é Lixo;
  • Impactos dos Resíduos Plásticos em Rios, Mares e Oceanos;
  • Saneamento Básico e ODS 06;
  • Cidades Sustentáveis e ODS 11;
  • Energias Renováveis.

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

ABREU, Nathália. Educação Ambiental para além das redes sociais. Você sabe o que o Autossustentável faz?. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2019/02/educacao-ambiental-voce-sabe-o-que-o-autossustentavel-faz.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *