A invenção que facilita o transporte de água na África

Todos os dias, em comunidades rurais e mais pobres dos centros urbanos do continente africano, centenas de milhões de pessoas sofrem com a falta de acesso à água limpa e segura. São mulheres e crianças na sua maioria que percorrem longas distâncias atrás de água limpa, carregando baldes de água em seus ombros ou acima de suas cabeças, o que consequentemente pode gerar diversos problemas de saúde.

Mulheres locais carregando baldes na cabeça, Malawi, Africa. Imagem: 

A escassez de água e falta de saneamento na África não é novidade para ninguém. Historicamente falando, o continente sempre concentrou seus esforços e luta na construção de uma estrutura que melhorasse a qualidade de vida de seus habitantes – que sofrem dia após dia com falta de higienização, alimentação, saúde e poucos postos assistenciais.

Para termos uma ideia, atualmente, cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e outras 4,2 bilhões – ou 55% da população mundial – não possuem saneamento básico, segundo dados recentes da ONU.

Uma nova forma de transportar água de forma simples e sustentável e menos desgastante é o que propõe o Hippo Water Roller. Um galão capaz de transportar até cerca de 90 litros de água que rola sobre o chão conectado a um eixo e possibilita que qualquer pessoa carregue sem grandes dificuldades.

Imagem: Hippo Roler

Do ponto de visto tecnológico, não é nada elaborado – na verdade, é apenas de um barril com eixo – mas o fato de poder ser arrastado pelo chão permite às pessoas possam salvar tempo e esforço, bem como armazenar uma maior quantidade do recurso natural.

O Hippo Roller foi projetado especificamente para os mais diversos terrenos sem interferir na qualidade da água. Ele pode durar até sete anos e existem versão equipadas com um filtro que torna a água apropriada para o consumo.

Imagem: Hippo Roller

O projeto, dos engenheiros sul-africanos Pettie Petzer e Johan Jonker, existem desde 1993 e provocou impacto social em mais de 48 países, com mais de 55.000 Hippo Roller doados e mais de 500.000 pessoas beneficiadas. A ideia já rendeu também diversos prêmios e méritos desde então.

Para saber mais, acesse: https://www.hipporoller.org/

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. A invenção que facilita o transporte de água na África. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2020/03/transporte-agua-africa-hippo-roller.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *