Como a família pode contribuir para a assimilação da Educação Ambiental?
A educação ambiental pode ser entendida como a construção de conhecimentos sobre questões socioambientais e, principalmente, o desenvolvimento de atitudes e valores para a preservação e manutenção de qualidade de vida, e a família tem papel fundamental neste processo.
Respeitar e preservar todas as formas de vida, não é um aprendizado que se consolida apenas em conhecimentos teóricos, mas também com adaptações das práticas cotidianas que promovam efetivamente estes valores.
As crianças, em geral, se empenham em atividades práticas, quando isso é proposto de maneira interessante, divertida e incorporando atitudes coerentes com a Educação Ambiental no cotidiano, pode estimular a assimilação e o aprendizado das crianças. Quando a criança vê em sua família exemplos de referência sobre Educação Ambiental, o aprendizado se torna mais espontâneo e acessível.
Estes modelos de inspiração e aprendizagem podem ser encontrados nas famílias, reforçados pelos vínculos afetivos que geralmente se estabelecem. Para continuarmos essa reflexão, iremos adotar aqui a família em seus mais diversos formatos, entendendo-a como a instituição de afeto e cuidado entre seus membros, sendo estes: pai, mãe e filhos, como também famílias monoparentais (apenas a mãe ou apenas o pai), com filhos adotados, recomposta, homoparental ou qualquer grupo que se entenda como família.
Sendo assim, a família é a instituição que irá colaborar intensamente nos processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil, pois, por meio das relações estabelecidas, as crianças aprendem valores e vivências, nos diálogos e nos exemplos.
Lembre-se, portanto, que você é fonte de inspiração para a criança e ela estará constantemente observando e aprendendo com seus passos. Então, é importante ficar atento às suas próprias práticas, além de demonstrar interesse e estimular essa criança, por meio de diálogos, atitudes e pequenos exemplos. Isso tudo colabora muito para o desenvolvimento da criança, inclusive, quanto às questões de educação ambiental que promovam mais respeito, solidariedade e valorização ambiental.
Assim, é relevante desenvolver um olhar atento para se autoavaliar e perceber possíveis mudanças para colaborar com questões de sustentabilidade, buscando informações e estimulando a criança a participar das atividades já exercidas e das simples transformações desenvolvidas.
Neste aspecto, você pode, por exemplo, convidar a criança para ajudar a cozinhar, porque este momento proporcionará conhecimento e valorização dos alimentos, desenvolvendo o cuidado e evitando desperdícios. Inclusive pode ser uma ótima forma de passar o tempo juntos, além de estimular a boa alimentação.
Outro exemplo é referente ao uso da água, uma vez que, você deve mostrar à criança a importância de manter as torneiras fechadas quando não estiver usando a água efetivamente, enquanto escova os dentes ou lava louças. É importante não apenas dizer para fechar a torneira, mas sim estabelecer diálogo, explicando a importância de ter esses cuidados. Fazendo isso, você está contribuindo para o desenvolvimento dessa criança, não havendo necessidade de estabelecer longos discursos, pois conversar e realizar as atividades em conjunto será bastante relevante para consolidar práticas e valores socioambientais.
Outra prática bastante interessante é estimular a criança a separar os resíduos (lixo) junto com você, lembre-se de explicar a importância de fazê-lo, converse sobre os destinos dos lixos gerados, sobre os processos de reciclagem, desenvolvam juntos a reutilização de materiais, promovendo agradáveis momentos de aprendizagem e de convivência.
Estes são alguns pequenos exemplos de práticas que estimularão a criança a desenvolver valores da Educação Ambiental permitindo-nos, assim, almejar e construir um mundo melhor para vivermos.
Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:
MATTARA, Bianca. Como a família pode contribuir para a assimilação da Educação Ambiental?. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2020/08/como-a-familia-pode-contribuir-para-a-assimilacao-da-educacao-ambiental.html>.