EducaçãoSaúde

Ensinar Requer Alegria e Esperança

2020 está sendo e será um ano marcante para todos nós. A educação como conhecemos virou de cabeça para baixo, desigualdades foram escancaradas e estivemos de frente com nossos próprios reflexos por mais tempo do que estávamos acostumados.

Com tantos desafios, tragédias e bombardeios diários de catástrofes em forma de notícias, é inevitável que aflorem sentimentos como impotência, vulnerabilidade, cansaço, frustração e raiva.

Imagem: Creative Commons.

Esbanjando um tempo extra e tendo o privilégio de ler mais enquanto estou em casa, me deparei com um trecho de um livro de Paulo Freire no qual ele fala sobre esses sentimentos negativos diante do mundo. Freire diz que o direito a ter raiva pressupõe que o futuro não é algo pré-determinado. Temos raiva porque nos incomodamos com a situação presente e temos amor pelo mundo, por nós mesmos e uns pelos outros. “O mundo não é, o mundo está sendo”.

Nós educadoras e educadores precisamos constantemente nos lembrar que não somos objetos, mas sim sujeitos da história e que ensinar exige a convicção de que a mudança é possível. Alguns nos chamam de “loucos” ou “ingênuos”, mas a loucura é seguir vivendo como estamos e a ingenuidade é acreditar que o planeta aguentará ser explorado sem limites por tanto tempo.

Revisitar a concepção de futuro como uma possibilidade e não como uma determinação começa com recuperar nossa capacidade de sonhar e de imaginar um mundo completamente diferente de como ele é hoje.

Imagem: Creative Commons.

Meu convite é para que façamos individualmente e depois com nossos alunos o exercício de idealizar outros mundos possíveis:“O que acontecia antes da pandemia que não queremos mais que aconteça? O que precisamos que mude? O que queremos potencializar? Como a gente quer que seja nossa escola?” Caso se sinta esperançosa e alegre depois do exercício, compartilhe aqui seus sonhos nos comentários.

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *