Tecnologia e inovação podem ajudar o meio ambiente? Conheça a indústria 4.0!
Desde a época da escola, quando temos aula sobre Revolução Industrial, percebemos o quanto é complicado equilibrar a balança entre o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente. Forma-se em nossa mente o conceito do “ou”: OU avançamos tecnologicamente OU cuidamos da natureza.
De fato, no início da industrialização, nossas possibilidades e nosso pensamento ainda eram muito limitados. O desejo desenfreado por lucro e por inovações, que tornassem a vida mais fácil, aliado ao total desconhecimento do potencial destrutivo de nossas ações fomentou o crescimento desordenado das indústrias durante décadas. Hoje, devido ao surgimento de mais alternativas de processos e dados históricos sobre os impactos que causamos ao planeta por gerações, existe um movimento crescente no meio industrial de busca por soluções mais verdes.
Durante estes anos na Engenharia Química, pude observar e ter um contato direto com esse movimento. Cada vez mais empresas investem em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos menos poluentes e mais sustentáveis. Quatro contatos com estes esforços foram marcantes na minha vida universitária. O primeiro deles aconteceu bem no início da graduação, no Núcleo de Pesquisas em Lubrificantes, um dos laboratórios do Grupo de Pesquisas em Separação por Adsorção em parceria com a Petrobras. Nesse laboratório, tive a oportunidade de pesquisar e desenvolver, junto com a equipe, biolubrificantes fabricados a partir de óleos vegetais. Algo importantíssimo na aplicação em máquinas agrícolas, já que a utilização de óleos minerais implica o risco de contaminação da lavoura em casos de vazamento.
A segunda experiência se deu durante o intercâmbio na Alemanha. Na Technische Universität Kaiserslautern, onde participei de um grupo de pesquisa em biotecnologia industrial. Um de nossos vários objetivos era otimizar a extração de um corante a partir de cianobactérias. Ao obter o corante desta fonte alternativa, o processo seria barateado e ainda preservaria árvores (no caso da fonte natural) e diminuiria a utilização de produtos químicos poluentes (rota sintética).
Já de volta ao Brasil, participei de uma competição universitária incrível realizada pela Scania. Nessa competição, fomos estimulados a buscar soluções que aliassem o uso de tecnologia de ponta e metodologias sustentáveis (do ponto de vista econômico, social e ambiental) para resolver problemas de mobilidade na cidade de São Paulo. Lá, durante o desafio, aprendemos sobre as inovações que são feitas pela Scania para melhorar a performance de seus caminhões e motores para reduzir os danos ao meio ambiente. Eles utilizam desde fontes renováveis de energia até softwares e outros mecanismos tecnológicos que aumentam a vida útil e a eficiência dos produtos.
Por fim, uma das experiências mais marcantes quando falo sobre indústria e sustentabilidade ocorreu durante uma palestra inesquecível do CEO da BASF no Brasil que tive o prazer e a honra de assistir aqui mesmo em Fortaleza. Dentre inúmeros tópicos abordados, algo sedimentou no mais profundo de minha memória. Aquele senhor, que falava ainda com um forte sotaque alemão, traduziu o que eu pensava em palavras. Segundo ele, não existe inovação verdadeira se esta não for sustentável. Não há mais tempo nem espaço para a humanidade ser tecnológica OU sustentável. É preciso pensar os avanços na indústria em conjunto com a preservação ambiental para que consigamos salvar não o planeta, mas nossa própria espécie. Segundo ele, a BASF abandonou o OU e agora trabalha com o E. Inovação tecnológica E sustentabilidade. Esse é o caminho da indústria 4.0
Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:
LOPES, Jéssica. Tecnologia e inovação podem ajudar o meio ambiente? Conheça a indústria 4.0!. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2020/11/tecnologia-e-inovacao-podem-ajudar-o-meio-ambiente-conheca-a-industria-4-0.html>.