Educação

Você sabe o que é o ODS 4? Entenda a importância da Educação para Sustentabilidade

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são metas que foram propostas pela ONU (Organização das Nações Unidas) como pacto entre os líderes mundiais a serem desenvolvidas até 2030 com o intuito de proteger o meio ambiente e a humanidade.

São 17 temáticas abordadas nos objetivos a serem trabalhados e o ODS 4 refere-se à educação, alertando para a importância de assegurar educação inclusiva de qualidade ao longo da vida.

Imagem: Unsplash

Sendo assim, podemos compreender que a educação deve ser oferecida com qualidade, acessibilidade e de forma continuada ao longo da vida a todas as pessoas, independente de questões raciais, de classe social, gênero, sexualidade, idade ou de possuírem alguma deficiência.

Entendemos a educação como peça fundamental na busca por um mundo mais justo, assim como no empenho para reverter as mudanças climáticas e danos ambientais já causados, visando desenvolver uma vida mais sustentável.

Imagem: Freepik

Para tanto, as propostas do ODS 4 indicam a importância da igualdade de acesso aos estudos para meninas e meninos em todos os níveis escolares, inclusive em níveis profissionalizantes. Desta forma, as oportunidades profissionais poderiam ser mais igualitárias, ou seja, mais pessoas teriam mais conhecimentos para então, buscarem trabalhos de forma mais justa.

Cabe aqui ressaltar que não basta igualdade de conhecimentos para que as pessoas tenham oportunidades de forma justa. Além disso, é indispensável que se proporcione, no âmbito educacional, a valorização da diversidade cultural, a promoção dos direitos humanos, a igualdade racial e de gênero para uma sociedade mais justa e sustentável.

Segundo o ODS 4, a educação deve ser o instrumento para transmitir conhecimentos e, consequentemente, pode ser a porta para oportunidades profissionais. Mas, também, por meio dela devem ser propostas reflexões para o desenvolvimento de valores e mudanças práticas no dia a dia que contribuam efetivamente para melhorar os problemas ambientais e climáticos.

Imagem: Freepik

Considerando tamanha responsabilidade e importância da educação para o desenvolvimento de valores de sustentabilidade, o ODS 4 ainda apresenta a necessidade de garantir instalações físicas apropriadas e adaptadas para todas as crianças, jovens e adultos, de modo que os ambientes sejam seguros, inclusivos e eficazes.

Além das questões arquitetônicas, é indispensável considerar investimento e atenção na formação de professoras e professores em todos os países, para que as propostas educacionais possam efetivamente serem trabalhadas. O ODS 4 está proposto de forma coerente com as necessidades para melhorar e atualizar aspectos educacionais e, assim, promover oportunidades e valores para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Cabe refletirmos como está o trabalho para o cumprimento destes objetivos, tendo em vista que as necessidades apontadas são emergenciais e básicas para a manutenção da qualidade de vida no planeta.

 

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

MATTARA, Bianca. Você sabe o que é o ODS 4? – Entenda a importância da Educação para Sustentabilidade. Autossustentável. Disponível em: https://autossustentavel.com/2021/11/voce-sabe-o-que-e-o-ods-4-entenda-a-importancia-da-educacao-para-sustentabilidade.html.

 

Tags:

Um comentário

  1. Parabéns pelo conteúdo Bia! Arrasou! ✨💪

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *