Iniciativa transforma a Qualidade de Vida na Bahia com Preservação Ambiental!
Dessa vez não vou escrever sobre conceitos técnicos, mas sim sobre um projeto que conheci pessoalmente e que vem aliando ações socioambientais às práticas esportivas.
Longe das grandes capitais do país, o Ecocidadão Instituto está sediado no Oeste Baiano, mais precisamente em Luís Eduardo Magalhães (BA), município onde seu idealizador Aparecido Rodrigues da Silva, decidiu colocar em prática sua missão de vida: “sensibilizar a sociedade civil sobre a importância da preservação ambiental, bem como da qualidade de vida associada às práticas esportivas que promovam saúde e bem-estar.”
O Ecocidadão é um projeto que foi iniciado há poucos anos e, nos dias de hoje, atua como Organização da Sociedade Civil (OSC). Por definição as OSC’s, também conhecidas como ONGs (Organização Não-Governamental), são “entidades nascidas da livre organização e da participação social da população que desenvolvem ações de interesse público sem visarem ao lucro” [1], ou seja, entidades do Terceiro Setor que atuam fortemente para o fomento da igualdade de gênero, direitos humanos e proteção ambiental [2].
O objetivo do Ecocidadão Instituto é simples: introduzir práticas que evidenciem a união da preservação da natureza, o altruísmo e o bem-estar físico e mental à sociedade civil e sensibilizá-los, de modo que, ao participar e cumprir as práticas, as pessoas sintam-se bem e pertencentes àquele local. As práticas são de diferentes vertentes, mas possuem o mesmo denominador, a escolha de hábitos mais saudáveis e sustentáveis no dia-a-dia.
Divididos em seis projetos cuja implantação é de curto, médio e longo prazo, o Aparecido compartilhou suas ideias com profissionais das Áreas Sociais, Administrativa e da Saúde e juntos denominaram de Ecosaúde, Ecoleveza, Ecoprodutos, Ecotrilha, Ecoviveiros e Ecoville. Periodicamente são realizadas ações respectivas a um projeto.
Já foram desenvolvidas ações de limpeza no entorno do Rio Cabeceira de Pedras; um grande evento que promoveu uma palestra e “aulão” sobre a prática da corrida de rua; arrecadação e doação de alimentos para um instituto local; doação e plantio de mudas nativas do Cerrado; Práticas Integrativas Complementares (PICs) – reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Recentemente, o Instituto realizou a entrega de pares de tênis infantis para as crianças de uma instituição local, a fim de incentivá-los à prática de esportes.
Em uma reunião com a equipe, explicaram que há muitas outras ações sendo elaboradas, mas é um “trabalho de formiguinha”, pois se formalizaram como OSC recentemente e por terem algumas dificuldades na captação de recursos, encontraram alternativas como os Ecoprodutos, cuja venda é destinada à execução das ações.
Semanalmente, há treinos de corrida de rua, sob orientação de profissional qualificado. Quem tem interesse em participar é sempre acolhido com respeito e entusiasmo. Por ter vivenciado isso, afirmo que é admirável a perseverança e a disciplina em estimular a melhoria da qualidade de vida e conscientização ambiental para a população local, basta estar disposto e que faça sentido para si.
Para conhecer mais sobre o Ecocidadão Instituto, acesse o perfil deles no Instagram: @ecocidadaoinstituto.
Gostou do nosso conteúdo e quer utilizar parte deste artigo? Não esqueça de nos citar!
Saiba como colocá-lo nas referências:
ARTIJA, Maria Vitória. Iniciativa transforma a Qualidade de Vida na Bahia com Preservação Ambiental!. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2024/10/iniciativa-transforma-a-qualidade-de-vida-na-bahia-com-preservacao-ambiental.html>.
Referências e Sugestões de Leitura:
[1] IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Mapa das Organizações da Sociedade Civil. Disponível em: <https://mapaosc.ipea.gov.br/glossario>.
[2] LAZZAROTTO, Aline. O poder de transformação do terceiro setor: conheça as melhores ONGs do Brasil, 2017. AUTOSSUSTENTÁVEL. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2017/08/melhores-ongs-brasil.html>.