Da captação à distribuição, o caminho que a água faz até nossas casas

De onde vem a água que consumimos? Como essa água é tratada? Qual o caminho que ela faz até chegar às nossas torneiras?

Para responder essas e outras perguntas, vamos conhecer o sistema de abastecimento de água e como ele funciona. Antes de chegar às nossas casas, a água passa pelas etapas de captação, tratamento e distribuição nas Estações de Tratamento de Água, mais conhecidas como ETA.

Cada estação de tratamento possui suas particularidades, mas geralmente seguem as etapas do roteiro a seguir.

Fluxograma de Tratamento de Água. – Imagem: CEDAE

Etapa de Captação

A água bruta (sem tratamento e imprópria ao consumo humano) é captada de mananciais, reservatórios hídricos utilizados para o abastecimento de água. Os mananciais podem ser superficiais (rios, lagos e barragens) ou subterrâneos (poços profundos e lençóis freáticos).

Nessa etapa a água passa por um gradeamento (sistema de grades) que impede a entrada de elementos grosseiros contidos na água, como folhas, galhos e troncos, por exemplo, na ETA. Daí a água segue para a desarenação, onde ocorre a remoção de areia por sedimentação, otimizando o processo de pré-tratamento da água, só então a ela é bombeada para a estação de tratamento.

Vista aérea da ETA do Guandu – RJ, a maior estação de tratamento do mundo. – Foto: Custódio Coimbra/Agência O Globo

Etapa de Tratamento

A etapa de tratamento é composta pelos processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.

Ao seguir para o processo de coagulação, a água a ser tratada recebe sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, sendo agitada rapidamente a fim das partículas de sujeira ficarem eletricamente desestabilizadas, se juntando com maior facilidade.

A água segue para a floculação, onde é agitada lentamente para que as partículas de sujeira se unam formando flocos.O objetivo dessa união é que os flocos de sujeira se tornem mais pesados.

Processo de floculação em ETA. – Foto: Mundo Educação

Decantação

Na decantação, a água entra nos tanques de sedimentação (decantadores), onde os flocos já formados e com maior peso vão se depositando no fundo, separando-se da água.

Tanques de decantação. – Foto: Guia Ecológico

Filtração

A água clarificada é coletada através de canaletas na superfície da lâmina d’água e distribuída para o sistema de filtração, enquanto o lodo do fundo é conduzido para tanques de depuração. Os filtros formados de cascalho, areia e antracito (carvão mineral), são responsáveis por reter as partículas que restaram da fase de decantação. É válido destacar que a filtração representa uma barreira sanitária no processo de tratamento, pois é com ela que se inicia a remoção de microrganismos patogênicos.

Filtros em uma ETA. – Foto: SAEE Itapira

Desinfecção

Depois de filtrada a água segue para a desinfecção com a adição do cloro para eliminação de bactérias e vírus causadores de doença. O cloro age como desinfetante, destruindo ou inativando os microorganismos patogênicos; e como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos.

Processo de desinfecção em ETA. – Foto: Giuliano Miranda/ DCS|SAAE

Fluoretação

Após a cloração, é feita a correção da faixa do pH da água, tornando-a próxima do pH neutro (7,0). Esse processo é realizado com adição da cal virgem, para evitar a corrosão ou incrustação das tubulações. Em seguida ocorre a pela fluoretação, recebendo flúor que ajuda na prevenção de cáries dentárias.

Etapa de Distribuição

Após a finalização da etapa de tratamento, a água segue para análise laboratorial, onde são atestados os padrões que a identificam como potável. Só então a água potável é liberada para os reservatórios onde é armazenada antes da distribuição. Através das adutoras, e das redes de distribuição, a água potável enfim chega às nossas casas.

Esquema ETA. – Imagem: CEDAE

Para conferir o funcionamento de uma ETA através de uma animação educativa, basta clicar aqui

Gostou do nosso conteúdo e quer utilizar parte deste artigo? Não esqueça de nos citar!
Saiba como colocá-lo nas referências:

ABREU, Nathália. Da captação à distribuição, o caminho que a água faz até nossas casas. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2017/03/estacao-tratamento-agua-eta.html>.

Referências e Sugestões de Leitura:

CEDAE. Sistema Guandu. CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro). Disponível em: <https://cedae.com.br/sistemaguandu>.

CESAN. Apostila de Tratamento de Água. Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento). Disponível em: <https://www.cesan.com.br/wp-content/uploads/2020/08/APOSTILA_DE_TRATAMENTO_DE_AGUA-.pdf>.

COMUSA. Tratamento de Água. COMUSA (Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo). Disponível em: <https://www.comusa.rs.gov.br/index.php/saneamento/tratamentoagua>.

SABESP. Tratamento de Água. Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Disponível em: <https://www.sabesp.com.br/o-que-fazemos/fornecimento-agua/tratamento-agua>.

VASCONCELOS, Flávia. Estação de Tratamento de Água (ETA) – Etapas. Esquadrão do Conhecimento. Disponível em: <https://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/ciencias-da-natureza/quim/estacao-de-tratamento-de-agua-eta-etapas/>.

4 comments

  1. Parabéns pelo trabalho! Muito bom seu texto. Amei a animação ilustrativa do tratamento e distribuição de água.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *