Comida da Gente: compras coletivas e tecnologia em prol do consumo sustentável

Uma comunidade de consumidores e produtores baseada no relacionamento direto.

Se você é aquele que defende os alimentos orgânicos e que valoriza o produtor local, você precisa conhecer o Comida da Gente, um grupo de compras online que compra direto do produtor.

O grupo surgiu em 2013, quando William, um produtor de tomates se viu diante de uma produção de mais de uma tonelada excedente de tomate e decidiu vendê-los entre amigos para que não tivesse prejuízo e jogasse fora os tomates. Junto com Tatiana e Nilton criaram um grupo online para facilitar a comunicação e iniciou-se o processo de venda dos tomates.

A experiência deu tão certo que alguns meses depois, William resolveu utilizar a mesma dinâmica de compra coletiva com arroz orgânico biodinâmico. A partir daí, surgiram várias novas compras envolvendo alimentos e iniciadas por diversas pessoas. Com o tempo, o grupo passou também a comprar produtos não alimentares, como óleos essenciais, produtos de limpeza e artesanatos.

Em agosto de 2015, o grupo já contava com mais 10.000 pessoas espalhadas por mais 20 grupos em todo o Brasil. Cresceu tanto que virou uma plataforma fora das mídias, onde alia tecnologia e soluções sustentáveis em rede sociais. O projeto veio para facilitar a compra colaborativa de produtos saudáveis e resolver o problema do escoamento da produção de alimentos.

Imagem: Comida da Gente
Imagem: Comida da Gente

O Comida da Gente é baseado em Comunidades de Compras: grupos de pessoas que se unem para comprar a preço de atacado diretamente de produtores, através do modelo de compras coletivas.

Produtores e compradores se empoderam recriando novas cadeias de produção e consumo gerando acesso a uma maior variedade de produtos com melhor custo benefício: melhores condições de compra para o consumidor e melhores condições de venda para o produtor.

https://youtu.be/_IxU_yZkTbk

Os princípios do Comida da Gente são baseados no trabalho interativo e colaborativo. Esta dinâmica proporciona uma cadeia mais eficiente, com eliminação de desperdícios e aproveitamento de recursos ociosos, estabelecendo relações de confiança e o fortalecimento de laços comunitários.

Como funciona

O Comida da Gente funciona com um modelo de compras coletivas. Pessoas se unem para comprar a preço de atacado diretamente de produtores, através de Campanhas de Compra coordenadas por membros da comunidade que são chamados “Organizadores”.

Comida da Gente
Imagem: Comida da Gente

Toda a semana é enviada uma mensagem com as listas de compra disponíveis nas cidades e as atualizações da plataforma.

O papel de cada um no processo pode variar. Você pode participar somente como comprador, oferecer para deslocar produtos ou até mesmo organizar uma campanha de compras.

Onde Comprar

Ele está presente em várias cidades do Brasil. Veja as Comunidades de Compra que já existem perto de você.

Gostou da ideia? Indique a rede para as pessoas do seu condomínio, seus vizinhos, familiares e amigos, e possibilite também para eles essa forma revolucionária de consumo consciente.

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. Comida da Gente: compras coletivas e tecnologia em prol do consumo sustentável. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2018/08/comida-da-gente-rede-de-compras-colaborativas.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *