10 benefícios de uma alimentação saudável para a vida

Motivos não faltam para nos alimentarmos bem; afinal, todo nós sabemos os inúmeros benefícios que uma alimentação saudável rica em frutas, legumes, vegetais e integrais tem para nossa saúde.

A alimentação deve ser balanceada e oferecer os nutrientes, antioxidantes e fibras necessários para suprir as necessidades do organismo. Por esta razão, devemos sempre consumir com consciência e sempre levando em conta a qualidade do alimento que comemos.

A qualidade afeta diretamente como nos sentimos. O alimento que você come pode fazer você se sentir cheio de energia e saudável, ou pode fazer você se sentir fatigado, sem saúde ou com sobrepeso.

Uma alimentação saudável, diversificada – confira os benefícios de uma alimentação colorida – e balanceada oferece ao seu corpo o combustível que ele precisa, sem efeitos negativos. Neste caso, procure optar por alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes e, sempre que possível, orgânicos.

Separamos hoje 10 benefícios para a saúde ao manter uma alimentação rica, saudável e balanceada.

1 – Você terá melhor disposição

Quando você se se alimenta corretamente, acorda com maior disposição para realizar as atividades do dia a dia. Já contamos por aqui como uma boa alimentação auxilia na saúde física.

2 – Fica longe de várias doenças

Quando você tem uma alimentação saudável, fica longe de doenças graves como o câncer e outras enfermidades. Uma alimentação regular baseada em todas as necessidades energéticas, deixa a sua vida com mais saúde e pronta para os desafios.

3 – Ajuda a entender como perder peso

Muitos alimentos são eficazes na queima de gordura, gerando uma sensação de saciedade e a redução de calorias, bom para quem deseja perder peso.

4 – Proporciona uma boa noite de sono

Com uma alimentação melhor, você perceberá que a insônia vai diminui. Para quem tem esse problema, uma alimentação saudável pode ajudar a melhorar o sono.

5 – Alimentos antioxidantes

Os radicais livres são prejudiciais à saúde, sendo que certos alimentos pelo seu poder antioxidante tem a capacidade de eliminar esses radicais.

6 – Proporciona equilíbrio hormonal

Muitos alimentos são eficazes para o equilíbrio hormonal, tanto de homens quanto de mulheres.

7 – Proporciona mais longevidade

Uma alimentação adequada favorece a longevidade por atrasar o envelhecimento precoce.

8 – Dá mais energia

Quem tem uma nutrição adequada, tem mais energia para aguentar as pressões do dia a dia, até mesmo mais disposição para a prática de atividades físicas.

9 – Fortalecimento do sistema imunológico

Quando a alimentação é balanceada e feita de maneira regular, ocorre um fortalecimento da imunidade do corpo.

10 – Boa atividade cerebral

Com uma alimentação adequada, as funções cerebrais são estimuladas para que executem suas atividades plenamente.

Cabe lembrar que a melhor pedida é sempre consultar um profissional de nutrição que vai prescrever para você uma combinação alimentar desenvolvida para o seu organismo, para o seu metabolismo e para o seu ritmo de vida.

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. 10 benefícios de uma alimentação saudável para a vida. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2019/04/10-beneficios-alimentacao-saudavel.html>.

4 comments

    1. Sou docente do ensino médio. Gostei da matéria dos benefícios da boa alimentação e gostaria de receber mais esse tipo de informação. Apolo Jonas

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *