#MensageirosPassaporteVerde: Vida ao Ar Livre ao Estilo Carioca

A equipe da Rede Autossustentável teve o prazer de ser convidada para fazer parte do projeto #MensageirosPassaporteVerde, iniciativa da campanha Passaporte Verde.

Autossustentável: Passaporte Verde

Realizamos um dos roteiros escolhidos dentro do projeto que é o de explorar as cidades de uma maneira mais autêntica, através de experiências que possibilitam um contato maior com a natureza.

Iniciamos nosso roteiro com uma pedalada pela orla, um passeio incrível, contemplando as belezas dessa Cidade Maravilhosa. A rede de ciclovias do Rio de Janeiro permite desfrutar essas paisagens de uma maneira bem especial.

Utilizamos com frequência o aluguel de bicicletas públicas que são oferecidas pelo projeto BikeRio, e por isso optamos por alugá-las para o passeio. Por uma taxa de 10 reais mensais você pode pedalar a vontade durante o mês, respeitando a regra de 1 hora de pedalada e 15 minutos de descanso, por isso fica a dica para quem visita o Rio ou outras cidades com projetos semelhantes.

Autossustentável: Enseada de Botafogo e Cristo Redentor - Rio de Janeiro

Autossustentável: Aterro do Flamengo e Pão de Açúcar - Rio de Janeiro

Pedalamos pela Marina da Glória e pelo Aterro do Flamengo nos encantando com os belos jardins Burle Max, em seguida entramos na Enseada de Botafogo com aquela vista indescritível do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor e assim rumamos até o bairro de Copacabana, sentindo a brisa no rosto e a alegria de estar perto da natureza.
Ao chegarmos à Copacabana, deixamos as bicicletas em uma das estações Bike Rio e, utilizando transporte coletivo, partimos para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que é uma ótima opção de passeio para aqueles que querem relaxar, estudar, ou só mesmo curtir e desfrutar a natureza bem de pertinho.

Autossustentável: Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Jardim Botânico conta com um espaço muito diversificado com cerca de 6500 espécies de plantas, algumas até ameaçadas de extinção, distribuídas em uma grande área de 54 hectares. Há também um lindo e charmoso Orquidário que em certas épocas do ano recebe muitos visitantes querendo admirar algumas das mais belas e raras espécies de orquídeas.

Autossustentável: Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Para aqueles que gostam de se aprofundar no mundo da botânica, é possível visitar a mais completa biblioteca do país especializada no termo e o maior herbário do Brasil, neste importante patrimônio histórico, cultural e natural.

Bem próximo ao Jardim Botânico, fica a Lagoa Rodrigo de Freitas. Com 9,5 km de contorno, o Parque Lagoa Rodrigo de Freitas é um local perfeito para práticas esportivas e passeios de pedalinhos. Fizemos uma pequena caminhada, andamos de pedalinho e nos divertimos bastante.

Autossustentável: Lagoa Rodrigo de Freitas - Rio de Janeiro

O passeio de pedalinho pelas águas da Lagoa possibilita vistas magníficas, proporcionando diferentes pontos de vista de observação, desde a arquitetura das edificações e prédios que a contornam até as belas montanhas que emolduram esse belo cenário. Um momento para relaxar e curtir a vida, na cidade maravilhosa com a benção do Cristo Redentor.

Autossustentável: Lagoa Rodrigo de Freitas - Rio de Janeiro
Autossustentável: Lagoa Rodrigo de Freitas - Rio de Janeiro
Fizemos, então, uma caminhada até Ipanema, onde paramos para tomar uma doce e refrescante água de coco, admirando a incrível paisagem emoldurada pelo morro Dois Irmãos ao fundo.

Autossustentável: Praia de Ipanema - Rio de Janeiro
Encerramos o nosso passeio na Pedra do Arpoador, localizada entre as praias do Arpoador e do Diabo, admirando as delícias de um espetacular pôr-do-sol aplaudindo-o como segue a boa e velha tradição carioca.
Uma dica é chegar por volta das 17h para garantir um local privilegiado (no horário de verão, o pôr-do-sol costuma ocorrer por volta das 19h30), já que a Pedra do Arpoador costuma ficar lotada com centenas de pessoas que querem admirar o espetáculo. Chegando ao topo, você se depara com um cenário incrível: a faixa de areia que vai do Arpoador ao Leblon, passando por Ipanema, e, ao fundo, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. O sol se põe no mar, ao lado dessas duas rochas.


Autossustentável: Arpoador - Rio de Janeiro
Conheça esse e outros roteiros através do site: http://www.passaporteverde.gov.br/eucuido/roteiros
Siga também as principais redes sociais:
·        Facebook: https://www.facebook.com/passaporteverde
·        Twitter: https://twitter.com/passaporte2014
·        Instagram: http://instagram.com/passaporteverde

Roteiros Passaporte Verde
Os Roteiros Passaporte Verde propõem um novo olhar sobre os destinos, um convite à explorar as cidades de uma maneira mais autêntica, através de experiências que possibilitam um contato maior com a natureza, degustação de pratos saborosos da culinária local em espaços especiais, vivenciar dias em meio às culturas tradicionais, descobrir e valorizar os Patrimônios Mundiais da Humanidade no Brasil, praticar o ecoturismo e o turismo de aventura nos parques, descobrir a cidade à pé, de bicicleta ou transporte público. Além de deixar benefícios para os locais visitados, você poderá descobrir os destinos de uma maneira diferenciada, fazer novas amizades e, principalmente, vivenciar experiências inesquecíveis.
Passaporte Verde
A campanha Passaporte Verde 2014 é uma iniciativa do PNUMA (Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente), com apoio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Ministério do Esporte e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Tendo como pano de fundo a realização da Copa do Mundo da FIFA no Brasil, a campanha pretende sensibilizar turistas nacionais e internacionais quanto ao seu potencial de contribuir com o desenvolvimento sustentável local por meio de escolhas responsáveis durante suas viagens, seja de férias e lazer ou de negócios.


 Clique aqui para ler mais sobre artigos de Leonardo Borges

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *