1º Congresso ODS na Escola – Escolas que transformam a realidade

O trabalho de um professor que desenvolve projetos de sustentabilidade pode parecer muitas vezes solitário e árduo. Faltam parcerias, inspirações e diálogos com alguém que faz ou já fez algo parecido. Com o objetivo de reduzir essas distâncias, a Reconectta realizou em outubro deste ano o 1º Congresso ODS na Escola.

O evento aconteceu na Builders Educação Bilíngue, que há 20 anos tem a sustentabilidade como um de seus principais pilares, e recebeu 68 professores de 7 instituições que apresentaram seus projetos ligados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Livia Ribeiro, diretora do Reconectta, fala aos professores participantes do 1º Congresso ODS na Escola. / Imagem: Reconectta.

Após um delicioso café da manhã vegano e sem uso de nenhum descartável, os educadores começaram o dia com uma palestra inspiradora de nosso diretor pedagógico Edson Grandisoli, doutor em educação e sustentabilidade pela USP. Edson apresentou de maneira leve e tangível alguns dos principais pilares que sustentam a metodologia do trabalho por projetos, como por exemplo aprender e ensinar em rede e a importância de envolver, engajar e responsabilizar.

Palestra com Edson Grandisoli. / Imagem: Reconectta

Os professores foram então divididos em diferentes salas temáticas na qual puderam apresentar seus projetos e discutir com os demais participantes sobre suas principais dificuldades, conquistas, estratégias e resultados.

Um dos destaques foi o trabalho de 9º ano da Kinder Kampus School que não foi apresentado pelos professores, mas sim pelas alunas do projeto. Ana Laura e Ana Beatriz contaram um pouco sobre o que realizam no Ensino Fundamental II de sua escola, com temáticas de transformação social, tecnologia e empreendedorismo sustentável e a produção de uma revista científica.

O primeiro Congresso ODS na Escola já nasce vitorioso. As escolas que estão envolvidas com isso sentem essa necessidade da troca.

Mirna Elói, diretora do Liceu Santa Cruz, colégio com o maior número de projetos apresentados.

O processo que o evento gerou anteriormente foi ainda mais rico, pois os professores tiveram que parar para organizar e sistematizar seus trabalhos e chegando aqui viram como são capazes.

Mirna Elói, diretora do Liceu Santa Cruz.

Em tempos em que o trabalho do professor é muitas vezes desvalorizado, a competição é mais estimada que a colaboração e a diversidade de ideias e pontos de vista não são prestigiados, um espaço de troca institucionalizado como esse é fundamental. Reconhecimento, compartilhamento, transformação e inspiração foram palavras que marcaram o 1º Congresso ODS na Escola.

Imagem: Reconectta

Para quem não pode participar ou quer conhecer um pouco sobre os trabalhos que foram apresentados, compilamos tudo em um e-book que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui ou direto em nosso site www.reconecta.com.

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

RIBEIRO, Livia. 1º Congresso ODS na Escola – Escolas que transformam a realidade. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2018/11/1o-congresso-ods-na-escola.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *