Conheça o Ciclo Orgânico: uma empresa que recicla o seu lixo e transforma em adubo

Como é a sua relação com o lixo? Você tem consciência do que produz, ou apenas descarta sem saber o destino final? Você sabe que na lixeira de cada um de nós existe uma riqueza enorme?

Isso mesmo, um verdadeiro tesouro, que nos habituamos a chamar de lixo e a tratá-lo como um verdadeiro problema ambiental!

O Ciclo Orgânico surgiu em 2015 com o propósito de dar uma solução fácil, prática e local para que qualquer pessoa mude o destino do seu lixo orgânico. A empresa oferece o serviço de coleta resíduos orgânicos feito através de bicicleta, a compostagem e a venda do composto orgânico.

Imagem: Ciclo Orgânico

VOCÊ SABE O QUE É COMPOSTAGEM?

Compostagem é o nome do processo de decomposição de matéria orgânica (principalmente restos de frutas, verduras e legumes). O resultado desse processo é o adubo, que é usado para a fertilização do solo. A compostagem é realizada por micro-organismos e animais invertebrados, que, na presença de umidade e oxigênio, se alimentam dessa matéria e propiciam que seus elementos químicos e nutrientes voltem à terra. Esta técnica vem sendo utilizada há mais de cinco mil anos pelos chineses.

Este processo enriquece a terra em nutrientes para plantas; evita queimadas que poluem o ar; melhora a estrutura do solo; melhora a drenagem e retêm água nos solos arenosos e redução da necessidade de usar herbicidas e pesticidas.

E O QUE O CICLO ORGÂNICO FAZ?

Você assina um dos diferentes planos de coleta (semanal, quinzenal ou mensal) e recebe um baldinho para separar o seu lixo orgânico. Ao final do período de assinatura é realizada a coleta, feita unicamente por bicicletas, o que zera as emissões de CO2 durante a logística.

Imagem: Ciclo Orgânico

O seu lixo então vai para composteira local, mais próxima de sua residência, em vez do aterro. Menos lixo é igual a menos poluição: no solo, na água e no ar. E no final do mês você ainda recebe recompensas! São 2 kg de Composto Orgânico, um pacotinho de sementes diferentes a cada mês e ainda contribui doando mais 2 kg do adubo para uma horta comunitária.

Gostou da iniciativa e quer saber mais sobre o Ciclo Orgânico?

Visite:  https://cicloorganico.com.br

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. Conheça o Ciclo Orgânico: uma empresa que recicla o seu lixo e transforma em adubo. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2019/11/conheca-o-ciclo-organico-uma-empresa-que-recicla-o-seu-lixo-e-transforma-em-adubo.html>.

1 comment

  1. Olá,
    Boa noite
    Tudo bem?

    Trabalho numa escola de educação infantil em salvador. Ofertamos alimentação saudável para nossos alunos. Ela é rica em frutas, legumes, verduras e folhosos. Gostaríamos de saber se vocês recolhem resíduos orgânicos.

    Meu celular é 71 988818134. Meu e-mail é jovanosh@gmail.com

    Aguardo contato de vocês.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *